O sertão abandonado: BR 479, Chapada Gaúcha à Januária

A distância entre a cidade de Chapada Gaúcha e a cidade de Januária é de 170 km. O tempo estimado do percurso da viagem entre as duas cidades é de aproximadamente 4 h 51 min. Lama e poeira preenchem todos os dias do ano para quem transita por esse belo sertão.

O sertão abandonado: BR 479, Chapada Gaúcha à Januária

Desde os primórdios da formação das Minas Gerais os sertões do Norte e Noroeste sempre ficaram esquecidos pelos governantes na hora de levar benefícios. Assim é hoje, em 2018, a realidade de uma das inúmeras rodovias abandonadas que ligam os municípios do sertão mineiro, a BR 479 que liga Chapada Gaúcha à Januária.

Em janeiro, moradores de Serra das Araras, Tejucos, São Joaquim e Pandeiros fizeram manifestações e bloqueios ao longo da rodovia. Promessas e mais promessas de políticos e burocratas se arrastam há décadas, e nada de asfalto. Muitos lembram ainda da campanha de Francelino Pereira, em 1978, quando a obra já era promessa eleitoral. Em 2015 o Governador Pimentel afirmou que o “primeiro dinheirinho” que o Estado tivesse seria aplicado na obra.

O sertanejo humilde, o mais necessitado, o mais carente de socorro governamental é o que mais sofre com essa situação. Lama e poeira preenchem todos os dias do ano para quem transita por esse belo sertão.

A distância entre a cidade de Chapada Gaúcha e a cidade de Januária é de 170 km. O tempo estimado do percurso da viagem entre as duas cidades é de aproximadamente 4 h 51 min.

A BR 479 liga Brasília a Januária. O trecho entre Chapada Gaúcha e Januária é muito ruim. O Google Maps não fez o trajeto.