Centro Integrado do Samu, Defesa Civil e Bombeiros de Patos de Minas ganha sistema digital

Os equipamentos foram instalados no CICCR na última sexta-feira (14).

0
357

O Centro Integrado de Comando e Controle Regional, que integra o Corpo de Bombeiros, Samu e Defesa Civil de Patos de Minas está completando 5 anos. Nesse período, mais de 130 mil chamados foram atendidos. E a partir de agora, o órgão terá um  sistema digital de atendimento para receber as demandas da população. Os equipamentos foram instalados no CICCR na última sexta-feira (14).

O Centro Integrado de Comando e Controle Regional – CICCR –  é responsável pelos atendimentos integrados à desastres de urgência e emergência, busca e salvamento e proteção e defesa civil, através dos telefones 193 do Corpo de Bombeiros, 192 do SAMU e 199 da Defesa Civil. O município de Patos de Minas e outros municípios do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro em parceria com esses órgãos  buscam alcançar cidades modelo para resiliência a desastres conforme as diretrizes e estratégias das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres.

O Centro Integrado de Comando e Controle Regional –CICCR – é fundamental para a melhoria do atendimento dos serviços de urgência e emergência, tornando o Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro cada vez mais resiliente a desastres. Estima-se que o CICCR em Patos de Minas, desde que foi criado no ano de 2015, já recebeu mais de 130 mil ligações da comunidade e que mais de 68 mil ocorrências de urgência e emergência foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros, Samu e Defesa Civil de Patos de Minas neste período.

O novo sistema de transmissão via rádio instalado na última sexta-feira (14) vai dar mais alcance e maior clareza na comunicação das ocorrências. Com maior potência, o sistema promete um atendimento mais rápido e melhor a população de Patos de Minas e região. Num primeiro momento, o sistema foi instalado para o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil e num segundo momento, será instalado também para o Samu.

O CICCR foi criado através da Lei Municipal nº 7169/2015, Lei Municipal nº 7371/2016 e regulamentado pelo Decreto Municipal nº 4452/2018, e tem como coordenador o segundo-tenente BM João Fernandes Caixeta. O centro está instalado na Avenida Marabá nº 901, Bairro Alto Caiçaras, nas dependências do Centro Clínico Universitário do UNIPAM, em convênio com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e integra, num mesmo espaço físico, a Defesa Civil de Patos de Minas, o Samu e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Nesse local, ainda funciona, em tempo real, os atendimentos pelos números de emergência 193 (CBMMG), 192 (Samu) e 199 (Defesa Civil) para melhor atender à população.

O órgão é responsável pela gestão de risco de desastres e gestão de desastres, além de atendimentos integrados operacionais de urgência e emergência relacionados ao atendimento pré-hospitalar, busca e salvamento, socorro, prevenção, proteção e defesa civil no município.

Na região do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro, há ainda mais três centrais operativas via 192, localizadas nas sedes dos municípios de Unaí, Patrocínio e Paracatu, que são diretamente coordenadas pelo CICCR de Patos de Minas/MG, com área de abrangência do 12º Batalhão de Bombeiros Militar, que compreende um total de 33 municípios.

Segundo o Coordenador do CICCR, o próximo passo é a efetivação do Projeto AlertaPatos que vai emitir alertas para a prevenção de desastres.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui