Unaí ganha parque natural no bairro Cidade Nova

Quando estiver totalmente pronto, o Parque Dujardes Caldeira vai oferecer trilhas ecológicas bem demarcadas, placas educativas e informativas, mirantes para contemplação de fauna e flora, áreas para convivência e quiosques para educação ambiental.

0
1166
Unaí ganha parque natural no bairro Cidade Nova

Unaí ganhou mais um parque natural neste sábado, dia 24/03. A prefeitura Municipal inaugurou o Parque Natural Municipal Dujardes Caldeira, que ocupa uma área de 59 mil metros quadrados, no bairro Sagrada Família, ao lado do loteamento Cidade Nova II. A área foi assegurada pelo município em 2012, mas a lei que a transformou em parque é deste ano.

Durante a inauguração, foram plantadas mudas de buritis, ipês e outras espécies do cerrado. Membros das casas rotárias de Unaí foram parceiros nesse plantio, alunos do Colégio Agrícola, funcionários do SAAE, do Instituto Estadual de Florestas (IEF), da Polícia de Meio Ambiente, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (Codema) e de outros membros da sociedade civil.

O Parque Dujardes Caldeira foi criado com o objetivo de conservar e preservar as espécies vegetais nativas e as nascentes do córrego Canabrava. Entre os três parques municipais (Duca Menezes, Dujardes Caldeira e Senhorinha Lemos do Prado) criados por lei, o Dujardes Caldeira é o que se encontra em melhor estado de conservação da cobertura vegetal. O local abriga espécies como angico, aroeira, jatobá, ipê, pau de ferro, pau de óleo, em meio a uma grande variedade de outras nativas.

A fauna é caracterizada principalmente pela quantidade e variedade de aves nativas. Além disso, a paisagem do parque recebe a moldura de uma bela lagoa natural, morada de peixes de tamanhos variados.

Intervenções

Há pouco mais de um mês, a PMU – capitaneada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – vem fazendo intervenções na área, com vistas à inauguração.

Contando com a parceria de presos da Penitenciária Agostinho de Oliveira Júnior (Paoj), foram abertas trilhas na mata fechada, feita a limpeza da área e iniciada a construção de pontes e escadas. Nessas construções, foram utilizados palets, caixotes e madeira de demolição.

A secretária municipal Cátia Regina Rocha (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) frisou que a determinação da Administração Municipal é que fosse trabalhado um parque que pudesse ser referência em educação ambiental. O Duca Menezes nasce com essa prerrogativa: será “construído” com esse propósito central. Em breve, as trilhas estarão traçadas e as árvores catalogadas, com registro do nome científico e popular. Árvores frutíferas também serão plantadas, com intuito de atrair pássaros e animais da fauna nativa, que se alimentam de frutas. Cátia agradece aos parceiros e apoiadores, ao prefeito Branquinho e ao vice Valdir pelo apoio às iniciativas de Revitalização Ambiental, à Secretária Dolores, à arquiteta Gisele Tonin, IEF, às ong’s APA e AAMA, Rotary Internacional, aos rotarianos, Escola Agrícola, PMMG – Ambiental, Unimontes, UFVJM, PAOJ – Penitenciária Agostinho de Oliveira Júnior, Comitê da Bacias do Rio CBHUrucuia, ao IGAM, AMNOR, SAAE, Flora Buriti, secretarias, vereadores, à comunidade dos bairros: Cidade Nova, Kamayurá, Vila do Sol, Canaã, Novo Horizonte, Iúna, Sagrada Família.

Planos

Quando estiver totalmente pronto, o Parque Dujardes Caldeira vai oferecer trilhas ecológicas bem demarcadas, placas educativas e informativas, mirantes para contemplação de fauna e flora, áreas para convivência e quiosques para educação ambiental.

Este é o segundo parque municipal de Unaí. O primeiro foi o Duca Menezes, inaugurado em 17 de fevereiro.







DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui