Unaí, 29 de maio de 2020 – Uma grande operação agrícola da gigante chinesa LongPing High-Tech se transformou num grande problema. Com a confirmação de 166 casos positivos através de testes sorológicos rápidos, ganhou maiores dimensões o surto de Covid-19 entre mais de 1000 trabalhadores rurais alojados em alguns hotéis e pensões em Unaí, MG. Conforme as informações até aqui, o foco inicial do surto foi isolado. Das 266 pessoas em isolamento testadas, 166 tiveram resultado positivo. As pessoas testadas são funcionários da empresa, que atua na agricultura no município, e pessoas que tiveram contato com os contaminados.
A testagem foi feita a partir do resultado positivo de um de seus funcionários, no início desta semana. Conforme nota da empresa, os funcionários que indicaram Covid-19 ativa foram imediatamente isolados e permanecem em quarentena.
O Ministério Público já notificou a Prefeitura Municipal para informar as ações que foram tomadas e a situação do surto. O Governo do Estado de Minas Gerais está acompanhando a situação e providenciando o aporte necessário.
Os mais de 1000 trabalhadores temporários chegaram em Unaí cerca de 60 dias atrás, e após acordo da empresa com as autoridades, a Prefeitura Municipal publicou decreto regulamentando os procedimentos que seriam seguidos.
Até a eclosão do surto, Unaí apresentava baixo índice de infectados. Também não ocorreram óbitos no município, que conta com aproximadamente 90 mil habitantes.
A empresa LongPing High-Tech é líder no mercado de sementes da China. Chegou ao Brasil em 2017. Tem escritório-sede em Ribeirão Preto e unidade de produção de sementes em Paracatu, MG. A produção de sementes é feita em lavouras de terceiros nas propriedades da região Noroeste de Minas. A empresa contrata os trabalhadores temporários para executarem as tarefas manuais na plantação. Esses trabalhadores vêm de diversos estados do Brasil, e são alojados em hotéis e pensões na região. Outras empresas do segmento também atuam no Noroeste de Minas.
A população de Unaí espera maiores informações sobre o atual foco de contaminação que ocorreu nesses hotéis e alojamentos na cidade. Pouca informação gera boatos. Também espera a pronta e efetiva ação dos Poderes Públicos e da empresa no controle deste surto.
Nota de hoje da Prefeitura Municipal de Unaí
TODOS SEM SINTOMAS e NENHUM HOSPITALIZADO
Essa é a condição dos 167 novos casos positivos para Covid-19 em Unaí, resultado da testagem em massa feita pela empresa LongPing High-Tech em 261 pessoas.
As pessoas testadas são funcionários da empresa, que atua na agricultura no município de Unaí, e pessoas que tiveram contato com os contaminados.
A testagem foi feita a partir do resultado positivo de um de seus funcionários, no início desta semana.
Apenas um, dos 167 novos casos, incluídos no boletim de hoje, sexta-feira, 29/5, não funcionário da LongPing. Trata-se de uma mulher, que apresentou febre e tem 26 anos de idade.
A empresa LongPing, encaminhou NOTA à Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Unaí, nesta data, 29/5/2020, com a informação de que seria distribuída à imprensa local.
Para conhecimento da população reproduzimos abaixo, o inteiro teor da nota.
Nota de esclarecimento da LongPing High-Tech
“A LongPing High-Tech esclarece que sempre cumpriu com todos os termos dos decretos municipais aplicáveis a suas atividades e que não mede esforços para preservar a saúde de seus funcionários e da população de Unaí e região.
Mesmo tomando as devidas precauções e adotando todas as medidas recomendadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde), um funcionário apresentou sintomas da Covid-19, fato que motivou a empresa a realizar mais de 250 testes, incluindo contratados, terceirizados e funcionários do hotel onde os trabalhadores se hospedam.
Todos os trabalhadores do hotel e terceiros testaram negativo. Os funcionários da empresa que indicaram Covid-19 ativa foram imediatamente isolados e permanecem em quarentena, conforme recomendação médica e da OMS.
Os resultados foram informados às autoridades sanitárias para as devidas providências e orientações e a empresa está trabalhando em parceria com as autoridades do município.
Todos os indivíduos que apresentaram teste positivo passam bem, estão assintomáticos e com evolução favorável da doença, não sendo necessário até o momento internação hospitalar.
A LongPing esclarece ainda que não é possível determinar qual a origem da contaminação, uma vez que os trabalhadores estão na região pelo menos desde o início de abril quando já havia um estágio de transmissão comunitária do novo coronavírus.
A empresa ressalta seu compromisso com a cadeia de abastecimento de alimentos, considerada atividade essencial, e de relevante importância econômica para a cidade e região, gerando riqueza e renda e movimentando uma rede de fornecedores que inclui toda produção agrícola, hospedagem, alimentação, serviços de saúde e transporte, entre outros.
Diante de todo o exposto, a LongPing High-Tech ressalta ainda o esforço humano que têm sido despendido para preservar a saúde de seus funcionários e evitar eventual sobrecarga do serviço de saúde pública de Unaí.
As ações que vem sendo tomadas desde o início dos trabalhos da cidade incluem:
– Equipe de saúde dedicada aos funcionários 24 horas por dia;
– Contratação de serviço privado de saúde para suporte emergencial, internação e tratamento de terapia intensiva para os funcionários, caso necessário;
– Contratação de serviço privado de ambulância disponível 24 horas por dia;
– Distribuição e orientação para uso de máscaras e álcool em gel 70%;
– Uso obrigatório de máscaras;
– Avaliação clínica diária das condições de saúde dos funcionários;
– Rotina diária de trabalho limitada a saída do hotel – trabalho no campo – retorno ao hotel;
– Orientação para que os funcionários evitem circular e criar aglomerações na cidade e nos hotéis;
– Reserva de quartos destinados exclusivamente para isolamento de casos suspeitos ao indício de qualquer sintoma.”