Empresários que atuam em segmentos como bares, hotéis e restaurantes, empresas prestadoras de serviço e representantes de entidades estiveram reunidos, na última semana, na palestra “Turismo e Oportunidades de Negócio para o Desenvolvimento de Unaí”, com a especialista em turismo e marketing, Luciana Thomé.
Promovida pelo Sebrae Minas, a palestra teve o objetivo de apresentar o diagnóstico realizado por Luciana Thomé, no fim do ano passado, em visitas à cidade para o estudo do território, entrevistas com lideranças que trabalham neste setor, e a experimentação de serviços para entender a realidade do município quando o assunto é o turismo. Por meio deste estudo, identificou-se a vocação local para o turismo de agronegócio e de eventos voltados ao setor.
O diagnóstico revelou que este tipo de turismo é o principal gerador de receita para a cidade em função da base econômica da cidade, com centenas de grandes produtores, empresas e cooperativas do setor. O turismo ecológico e o turismo religioso são complementares. “Unaí recebe, diariamente, um grande contingente de turistas para atividades voltadas ao agronegócio. É necessário entender como ele está sendo atendido, quais as principais demandas dele e a impressão que leva da cidade”, destaca a analista do Sebrae Minas na Regional Noroeste, Jéssica Viana.
Um dos participantes da palestra e gerente de uma rede de hotéis na cidade, Victor Lucas Branquinho, afirma que discussões como estão são importantes para melhorar a qualidade dos serviços prestados ao turista e, consequentemente, gerar mais receita para a cidade. “Um dos pontos apresentados no diagnóstico é a importância do bom atendimento. Investir continuamente na qualificação dos funcionários, que são o primeiro contato do turista com a cidade quando chegam ao hotel, por exemplo”, explica o empresário.