Polícia Civil deflagra a 3ª fase da Operação Harvest Time e cumpre mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão em Unaí, Paracatu e em outros estados da federação

0
756

Polícia Civil de Minas Gerais
16° Departamento de Polícia Civil/Unaí
1ª Delegacia Regional de Polícia Civil/Unaí

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), através do 16º Departamento e da 1ª Delegacia Regional de Unaí-MG, deflagrou nesta data a 3 ª fase da Operação Harvest Time, com apoio operacional da Polícia Civil de São Paulo, da Polícia Civil do Mato Grosso e da Polícia Civil de Goiás.

A Delegacia de Repressão a Roubos, Furtos e Fraudes da cidade de Unaí, ao longo de um ano, investigou autuação de organização criminosa estruturada em Unaí, especializada em furtos de tratores e equipamentos agrícolas de precisão. O município ostenta um dos maiores PIBs do agronegócio em Minas Gerais e a insegurança causada pelas ações delitivas reiteradas aterrorizava os produtores do Noroeste Mineiro.

Foram instaurados 15 (quinze) inquéritos policiais para apuração de crimes relacionados às atividades ilícitas praticadas pelos integrantes da ORCRIM – Organização Criminosa. A reiteração delitiva representava patente ofensa à ordem pública e causava altíssimos prejuízos diretos e indiretos aos produtores rurais de Unaí e adjacências. O prejuízo suportado pelas vítimas pode alcançar a monta de R$ 2,3 milhões de reais.

A 1ª Fase da Operação Harvest Time, deflagrada em maio de 2023, cumpriu 09 (nove) mandados de busca e apreensão e realizou a prisão de três investigados, responsáveis pelo núcleo principal de autoria intelectual e operacional dos crimes. A 2ª Fase da Operação Harvest Time promoveu a recuperação e apreensão de 03 tratores furtados pela organização criminosa nas cidades de Unaí, Paracatu e Porto Nacional – TO. As investigações realizadas pela Polícia Civil de Minas Gerais viabilizaram a recuperação efetiva dos quatro tratores subtraídos pela ORCRIM, sendo um deles com a cooperação da Polícia Militar de Minas Gerais e outro com o apoio da Polícia Civil de Tocantins. Estima-se recomposição patrimonial aproximada de um milhão de reais em favor das vítimas.

O objetivo da Polícia Civil de Minas Gerais é a completa desestruturação da organização criminosa com a repressão qualificada de todos os núcleos estruturais. Nesta fase foram incluídos os integrantes que atuavam em diversos núcleos da estrutura ordenada: planejamento, levantamento de locais, obtenção de informações privilegiadas, execução e consumação dos furtos qualificados, ocultação, adulteração de veículos, negociação, dissimulação e divisão dos lucros obtidos com a venda dos ilícitos. Contando com a colaboração do Ministério Público de Minas Gerais, a Polícia Civil representou por diversas medidas cautelares ao Poder Judiciário.

As 09 (nove) prisões preventivas decretadas nesta terceira fase visam à desarticulação de todos os núcleos da organização criminosa. Os 21 mandados de busca e apreensão, cumpridos nas cidades de Unaí-MG, Paracatu-MG, Piracanjuba – GO, Primavera do Leste – MT, Cuiabá- MT e São Paulo- SP, pretendem a obtenção de evidências complementares e a recomposição patrimonial das vítimas. Foram decretadas ainda medidas assecuratórias como o bloqueio de contas bancárias e a apreensão de veículos.

A 3ª Fase da Operação Harvest Time contou com a atuação de 78 (setenta e oito) POLICIAIS CIVIS e o apoio aéreo da Coordenação Aerotática – CAT – da Polícia Civil de Minas Gerais.

Polícia Civil de Minas Gerais: Mais moderna, mais eficiente, mais próxima de você.

Instagram: @pcmg.oficial
Facebook: @pcmgoficial
Twitter: @pcmgoficial
YouTube: @pcmgoficial
www.policiacivil.mg.gov.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui