Representantes dos 15 municípios do Circuito Turístico Noroeste das Gerais e Alto Paranaíba participaram nos dias 17 e 18 de abril, em Paracatu, da Reunião Técnica de Alinhamento das políticas de regionalização do turismo em Minas Gerais, promovido pela Secretaria de Estado de Turismo.
O encontro teve o objetivo de apontar os direcionamentos das ações turísticas nos próximos anos, apresentando as diretrizes da política de turismo em Minas, os projetos de desenvolvimento para o setor, os dados do circuito local e as novas tecnologias voltadas para o turismo.
A reunião serviu também apara esclarecer dúvidas sobre o CadasTur, o ICMS Turístico, o Inventário Turístico e o Portal Minas Gerais, canal de informação das principais atividades turísticas do estado.
O gestor do Circuito Turístico Noroeste das Gerais e Alto Paranaíba, Igor Diniz, explica que os circuitos têm o papel de representar as demandas dos municípios e articular junto ao governo do estado e o governo federal ações para o desenvolvimento turístico na região de atuação. “O encontro teve a importância de capacitar os representantes das cidades do Circuito para que eles possam trabalhar no desenvolvimento de um produto turístico em seu município”.
Para o presidente da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais, Marco André Malaquias, todo o processo de desenvolvimento do turismo passa pela formatação de políticas públicas, que devem envolver a administração pública, a iniciativa privada e a sociedade civil organizada. “A maioria dos circuitos turísticos de Minas Gerais está em um processo de articulação regional, de planejamento, de investimento, e isso leva um tempo”.
No entanto, segundo ele, a região noroeste de Minas tem um potencial muito grande e já está madura para começar a se posicionar no mercado e apresentar alguns produtos turísticos como atividade econômica.
Pertencem ao Circuito Noroeste das Gerais e Alto Paranaíba as cidades de Buritis, Cabeceira Grande, Dom Bosco, Guarda Mor, João Pinheiro, Lagamar, Lagoa Grande, Natalândia, Paracatu, Patos de Minas, Presidente Olegário, Riachinho, Unaí, Uruana de Minas e Vazante.