Passado o carnaval, quem ainda tem dias de folga pode aproveitar para organizar os documentos e garantir a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2018 nos primeiros dias, e se for o caso, receber a restituição nos lotes iniciais. Nesse ano, os formulários serão aceitos de 2 de março ao dia 27 de abril. Conforme alertam especialistas, ter todas as informações com antecedência evita erros no preenchimento. Neste ano, devem declarar aqueles que receberam rendimentos tributáveis de até R$ 28.559,70, em 2017.
— Os documentos mais importantes que precisam estar em dia são a cópia da declaração do Imposto de Renda do ano anterior (para comparação e checagem de informações), recibos, notas fiscais ou boletos pagos de transações patrimoniais, como a compra ou venda de imóveis ou veículos, recibos e notas fiscais de serviços médicos e odontológicos e comprovantes de contribuição previdenciária para empregados domésticos com carteira assinada
Vale lembrar que o informe de rendimentos dos bancos e o informe de rendimentos do empregador são essenciais para a declaração, porém, só ficam disponíveis semanas antes do início do prazo de entrega.
O planejamento antecipado evita que faltem documentos no momento de preencher a declaração ou que erros causados por desatenção ou pressa, como deixar de informar uma fonte pagadora ou incluir valores incorretos, façam o contribuinte cair na malha fina. Por isso, a dica é ficar atento e saber quais são os gastos mais comuns que precisam ser declarados no formulário , é preciso ficar atento para não cometer erros banais.
— Dados sobre empregados domésticos, aluguel, despesas com saúde, educação, investimentos e aplicações são imprescindíveis e merecem grande atenção. Por isso, é preciso deixar tudo organizado em uma pasta, especialmente os informes de rendimentos, para não ter dor de cabeça durante a entrega .
Este ano a Receita exige, no momento da declaração, o CPF para os dependentes a partir de 08 (oito anos) . Para obter o documento basta se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil ou dos Correios. É necessário apresentar o RG ou a certidão de nascimento da criança e um documento com foto que comprove a responsabilidade sobre o menor.
O ESCRITÓRIO CONTÁBIL RIO PRETO vem desempenhando ao longo do tempo suas funções junto a seus clientes de forma ética e responsável. Princípios adotados por seu fundador Zacarias Tavares da Silva e mantidos por sua equipe hoje liderada pela sócia-administrativa, Adriana Tavares e pela contadora responsável Ariadine Barcelar.
Neste ano de ausência do fundador Zacarias Tavares da Silva, nossos colaboradores realizaram diversos cursos de aperfeiçoamento profissional, estando o escritório atualizado em todas as áreas contábeis
Escritório Contábil Rio Preto
Rua Alba Gonzaga número 136 – Centro
Telefone: (38) 3676-1610
(38) 3676-5005