Unaí cria seu 1º parque natural nas nascentes do Corrego Canabrava

O Parque Natural Municipal Pedro Geraldo de Menezes recebeu o plantio de 1.000 mudas de árvores nativas na manhã desse sábado (17/2). Foram 200 mudas de buriti e 800 de espécies variadas da flora nativa,

0
869
Unaí cria seu 1º parque natural

O Parque Natural Municipal Pedro Geraldo de Menezes recebeu o plantio de 1.000 mudas de árvores nativas na manhã desse sábado (17/2). Foram 200 mudas de buriti e 800 de espécies variadas da flora nativa, entre as quais ipês: verde, amarelo, branco, rosa, sangra d’água, barriguda, bálsamo e também frutíferas como acerola, jatobá, jabuticaba, goiaba, cagaita, amora, jamelão. A ação contou com a parceria das casas rotárias de Unaí. O trabalho foi acompanhado por familiares de Pedro Geraldo de Menezes, que dá nome ao parque. O Parque Duca Menezes é o primeiro de Unaí a sair do papel. Foi instituído pela Lei 2.802, de 4 de dezembro de 2012. Está situado no bairro Águas Claras, ao lado do Divineia.

O plantio de buritis em recuperação de veredas é importante, principalmente quando foram extintos ou houverem apenas exemplares que não produzem sementes viáveis, que é o caso da vereda do Taquaril, assim como de outras nascentes e veredas na região de Unaí, que tiveram seus buritizais extintos nos últimos 200 anos de ocupação urbana. As mudas vieram do Viveiro e Flora Buriti, maior produtor dessas mudas no estado de Minas Gerais. O viveirista José Augusto Nieto estuda esta palmeira das nascentes e veredas desde 1985. Para José, a revitalização da Vereda do Taquaril, dentro da área urbana de Unaí, é obra que ficará para as futuras gerações. Ele agradece à Secretária do Meio Ambiente de Unaí Cátia Regina Rocha por incluir mudas de buriti na implantação do parque, e homenageia o prefeito municipal José Gomes Branquinho por esta iniciativa de destaque ambiental em Minas Gerais em 2018.

Dos três parques naturais unaienses criados por lei – os outros são o Dujardes Caldeira e o Senhorinha Lemos -, o Duca Menezes é o que se encontra em pior estado de conservação de sua cobertura vegetal. Por isso, a ação de replantio da mata nativa, da mata ciliar e o desassoreamento da lagoa e cursos hídricos existentes no local. O nascente parque está situado em área de preservação permanente e ocupa oficialmente 10 mil metros quadrados. A expectativa é que triplique de tamanho, porque há disposição de vizinhos doarem mais terreno para o parque.

Solenidade

O vice-prefeito Waldir Novais representou o gabinete na solenidade, em substituição ao prefeito Branquinho que cumpria compromissos previamente agendados. No entanto, no dia anterior, o prefeito andou por todo o parque e plantou uma árvore, reforçando a simbologia do momento histórico para a defesa e a preservação dos recursos naturais do município.

Waldir agradeceu ao Rotary, pela parceria, e à família Menezes, por ter aceitado emprestar o nome de Pedro Geraldo de Menezes ao primeiro parque ambiental unaiense. “O homenageado chegou a Unaí nos anos 60 e muito contribuiu para o crescimento do município”, ressaltou o vice-prefeito. Duca Menezes foi comerciante e fundador da Sociedade São Vicente de Paula em Unaí.

De acordo com o vice-prefeito, a instalação dos parques naturais faz parte de projeto da administração municipal e está inserida no orçamento e no plano plurianual da Prefeitura. Waldir destaca que a instalação do parque, com vistas à preservação de espécies nativas, pode servir de modelo e inspiração para os municípios vizinhos. “Temos de nos preocupar com o meio ambiente. É questão de futuro”, realçou Waldir, lembrando que o município tem o compromisso de instalar os outros dois parques ainda este ano.

A secretária municipal Cátia Regina Rocha (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) frisou que a determinação da Administração Municipal é que fosse trabalhado um parque que pudesse ser referência em educação ambiental. O Duca Menezes nasce com essa prerrogativa: será “construído” com esse propósito central. Em breve, as trilhas estarão traçadas e as árvores catalogadas, com registro do nome científico e popular. Árvores frutíferas também serão plantadas, com intuito de atrair pássaros e animais da fauna nativa, que se alimentam de frutas.

Cátia enaltece as parcerias como fundamentais para a execução e manutenção de um projeto como este. Ela cita, por exemplo, parceiros importantes como Polícia Militar, Instituto Estadual de Florestas (IEF), Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema), Fundo Municipal de Meio Ambiente (FMMA), SAAE, faculdades, escola técnica e os variados segmentos sociais que poderão ajudar o município. Lembra ainda que o unaiense pode contribuir cuidando do parque e em caso de vândalos no local, denunciar no 190

Principais parceiras da Prefeitura no plantio de sábado (17/2), as quatro casas rotárias de Unaí foram representadas pelo governador assistente, Juarez Siqueira. Ele ressaltou que a ação empreendida no sábado “vai fazer diferença no futuro dos unaienses”. Sua fala vai ao encontro do lema que o Rotary Internacional cunhou para 2018: “Rotary faz a diferença”. Rotarianos membros das quatro casas participaram da ação no parque.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui