A Capul realizou hoje, 29 de março, a 127ª Assembleia Geral Ordinária nas novas instalações da Capul, situada na Avenida Cabo Verde, Lote 02, Quadra 10 – Unaí/MG – 38.621-250 (Antiga Algonor/Agrícola Xingu S.A), com a presença do Presidente Raimundo Sauer, Vice Presidente Manoel José de Faria, Membros dos Conselhos de Administração e Fiscal e centenas de cooperados que prestigiaram o momento.
O Presidente conduziu os trabalhos, assessorado pelo Vice-Presidente. Os assuntos tratados foram:
- 1ª – Prestação de contas dos Órgãos de Administração, compreendendo: a) Relatório de gestão; b)Balanço Geral; c) Demonstrativo de Sobras ou Perdas do Exercício; d) Parecer do Conselho Fiscal; e)Parecer da Auditoria Externa;
- 2ª – Destinação das Sobras do Exercício de 2022;
- 3ª – Aprovação do Plano de Atividades e do Orçamento para o Exercício Seguinte;
- 4ª – Eleição dos componentes do Conselho Fiscal;
- 5ª – Outros assuntos de interesse da sociedade, que não tenham natureza deliberativa.
O Diretor Executivo Claudimar Dias de Oliveira procedeu à leitura do Relatório de Gestão. Em seguida junto com a contadora, Denise Alves de Almeida Pereira fizeram a apresentação do Balanço Geral e o Demonstrativo de sobras ou perdas do exercício e prestaram os esclarecimentos necessários aos cooperados.
O Conselheiro Fiscal Francisco José Caxito, fez a leitura do Parecer do Conselho Fiscal e o Diretor Executivo Claudimar realizou a leitura do Parecer da Auditoria Externa.
Após as apresentações e realizados os esclarecimentos solicitados e outros foi colocada em votação a prestação de contas do exercício 2022 que foi aprovada por maioria absoluta.
A Destinação das Sobras do Exercício de 2022, no valor de R$10.198.374,41 (dez milhões, cento e noventa e oito mil, trezentos e setenta e quatro reais e quarenta e um centavos) foi aprovada a distribuição de 100% das sobras diretamente para os cooperados, proporcionalmente as operações de compras realizadas junto à Capul, com pagamento para o dia 16 de abril de 2023, em única parcela.
O Diretor Executivo apresentou o Plano de Atividades e do Orçamento para Exercício Seguinte. Após os esclarecimentos necessários às perguntas a proposta foi colocada em discussão e aprovado o orçamento e o plano de atividades para o ano de 2023 no valor de R$ 18.000.000,00 (dezoito milhões de reais).
O Presidente convidou o coordenador da Comissão de Ética e Eleitoral Nilton Garcia da Silva, para presidir a eleição dos componentes do Conselho Fiscal. O coordenador da Comissão informou a todos, que houve apenas uma única chapa registrada, qual seja, Chapa denominada “Nossa Chapa”, e com isso, a votação seria por aclamação, conforme dispõe o artigo 57 do Estatuto Social. Em seguida, a Assembleia aprovou por aclamação o novo Conselho Fiscal, composto pelos seguintes membros: Efetivos: Maurício Bento Martins,Cláudio Durães Versiani, Norberto Cláudio Silva, Suplentes: 1º – Messias Rodrigues Ladeia, 2º – Silvestre Rodrigues Barbosa Filho3º – Valdinir Gonçalves da Silva.
O Presidente Raimundo Sauer, parabenizou os novos Conselheiros Fiscais eleitos e os declarou empossados. Agradeceu a todos que participaram da Assembleia.