domingo, maio 12, 2024
spot_img
InícioNotíciasCapul realiza 1º Seminário de Qualidade de Leite de Unaí

Capul realiza 1º Seminário de Qualidade de Leite de Unaí

A CCPR/Itambé tem um grande respeito pela bacia leiteira de Unaí que é formada por produtores rurais que trabalham dia a dia com o objetivo de produzir o leite

A Capul – Cooperativa Agropecuária de Unaí realizou do dia 18 de junho de 2018 o 1º Seminário de Qualidade do Leite. Estiveram presentes ao evento produtores, diretores da Capul, diretores CCPR/Itambé, assistentes técnicos, estudantes e representantes de diversos órgãos.

O primeiro evento de qualidade de leite teve o patrocínio da Capul e CCPR/Itambé.

O primeiro palestrante foi Augusto Lima, da Clínica do Leite, que abordou sobre o tema: Papel da gestão da qualidade na redução de CCS.

Segundo Augusto eventos como este aumenta a rede de contato do produtor rural que também recebe diversas informações técnicas para aplicar em sua propriedade. “Sabemos que o produtor não mudará seu negócio após uma palestra de 50 minutos, mas acreditamos só de vir aqui, já sabemos que este produtor busca por melhorias”.

O emprego mais rotineiro da CCS nos rebanhos leiteiros é o de indicador da mastite subclínica e, mais recentemente, como critério de pagamento por qualidade do leite. Para os produtores, a CCS pode ser usada como ferramenta de gestão e monitoramento e tem cada vez mais espaço dentro da fazenda leiteira, pois está diretamente relacionada com oportunidades de redução de perdas de produção e maior remuneração do leite.

Já existem estudos científicos comprovando que rebanhos com maior ocorrência de mastite, que resulta em aumento da CCS do tanque, apresentam maior risco de ocorrência de problemas de resíduos de antibióticos no leite, uma vez que em tais rebanhos a frequência de tratamentos intramamários contra mastite é maior. Desta forma, a redução da CCS do tanque traz como benefício também a diminuição dos riscos relacionados com resíduos de antibióticos.

A segunda palestra foi proferida por Leonardo Araújo, da QCons com o tema: Boas Práticas no controle de resíduos de antibióticos no leite.

Segundo Leonardo o Evento tem uma grande importância pois reúne aqui toda a cadeia do leite, sendo indústria, assistência, produtor, faculdades e estudantes. Todos estes prestigiando o evento e buscando conhecimentos para melhoria da qualidade do leite. “Tentamos trazer para o produtor hoje em nossa palestra uma série de fatores que vão ajuda-los a prevenir o risco do antibiótico no leite. Usamos um sistema que se chama MRST que significa marcar, registrar, separar e tratar, que sendo usado nas propriedades torna muito improvável que chegue a fábrica casos de resíduos no leite”.

Na terceira palestra os produtores ouviram Anderson Oliveira, da Capul – Nutrição animal que falou sobre o tema: Influência da nutrição nos sólidos do leite.

Durante o seminário conversamos com alguns produtores que nos relataram a importância do evento:

Eustáquio Nazareno (produtor): “No mundo atual se o produtor não buscar tecnologia dificilmente ele conseguirá bons resultados em sua propriedade e o evento de hoje, patrocinado pela Capul e CCPR Itambé, tem o objetivo de melhorar o conhecimento do nosso produtor de leite, fazendo com que sua produção chegue ao consumidor final com uma melhor qualidade e com uso apropriado de antibiótico. Se melhorarmos os resultados de CCS colocaremos o Brasil em nível internacional de qualidade de leite. Temos condições de competir, páreo a páreo com os americanos, Nova Zelândia e outros países do mundo”.

Dorca Carlos (produtora): “Somos cooperados a 35 anos e agora estamos participando do 1º Seminário de Qualidade de leite, achamos importante participar pois o mundo está precisando de mais qualidade em tudo. Nós produtores de leite temos que contar centavos por centavos e a qualidade com certeza traz bonificações para o pagamento do leite.

Marcelo Candiotto presidente da CCPR Itambé e Raimundo Sauer presidente da Capul

Presença importante no seminário Marcelo Candiotto presidente da CCPR/Itambé concedeu entrevista a falou sobre diversos temas, entre eles:

Política de Qualidade

A CCPR tem estabelecido uma política de qualidade e já somos reconhecidos internacionalmente por esta expertise. Estamos hoje com um setor especializado em divulgar estas informações ao produtor de leite para que haja um entendimento, a política da CCPR/Itambé não é uma política de penalidade e sim uma política educativa, o produtor não precisa pensar que ele será penalizada pela qualidade do leite, no máximo ele deixará de ganhar e o ganhar está nas mãos do produtor ao utilizar as técnicas apresentadas. No encerramento de todo este trabalho de qualidade, trabalhamos com indicadores dentro de um projeto que se chama Fazenda Qualidade 10, que são alguns itens e indicadores que preconizam um melhor trabalho que uma fazenda pode fazer para alcançar altos níveis de qualidade. Considero um processo educativo, este processo não ocorre de uma dia para outro, mas através de treinamentos, experiências e muito trabalho nas propriedades.

O produtor tem todas as ferramentas o que precisa é amarrar as pontas para que ele chegue em um produto de qualidade. Ninguém mais que o produtor tem o interesse em produzir um leite de qualidade, afirma Marcelo.

Bacia leiteira de Unaí

A CCPR/Itambé tem um grande respeito pela bacia leiteira de Unaí que é formada por produtores rurais que trabalham dia a dia com o objetivo de produzir o leite. Temos que valorizar também a produção agrícola da região e aproveitar esta abundante disponibilidade de grãos revertendo-a em leite. A CCPR hoje tem a bacia de Unaí como uma das prioritárias dentro do sistema de produção, talvez Unaí em algum momento não foi reconhecido com essa prioridade, mas na nossa gestão temos os olhos bem fixados nesta bacia leiteira e na valorização de todo trabalho que foi feito aqui pela Capul, de assistência ao produtor, um armazém com um mix de produtor muito grande, áreas de assistência técnicas muito bem assistidas. Entendemos que a cooperativa dá todo apoio ao produtor e a CCPR/Itambé reconhecendo isso vem aqui dizer ao produtor que vamos valorizar mais ainda esta bacia pois temos uma posição de respeito a vocês produtores que lutam no dia a dia para produzir o leite.

CCPR/Itambé

A CCPR é uma cooperativa que congrega cooperativas de produtores. Isso significa que os proprietários da nossa empresa são os produtores de leite. Somos a Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais – CCPR, detentora de 50% da marca Itambé.

A Cooperativa Central, a CCPR surgiu em uma época em que o Brasil começava a se urbanizar, um grupo de líderes cooperativistas transformou um desafio em oportunidade. Reunimos hoje 31 cooperativas dos estados de Minas Gerais e Goiás e, congregamos 6,5 mil famílias de cooperados, que têm no leite sua fonte de riqueza e trabalho.

Uma cooperativa é movida pela solidariedade que une seus cooperados e por isso, precisa ter uma forte preocupação social. Mas, para cumprir este papel de modo contínuo e duradouro, a organização deve ser eficiente e administrada com base em conceitos empresariais. A CCPR é reconhecida como exemplo de como evoluir no sistema cooperativista, porque sabe conciliar os princípios do cooperativismo e empresariais, demonstrando que não são conceitos contraditórios e sim complementares.

ARTIGO RELACIONADO

FIQUE CONECTADO

9,929FãsCurtir
6,291SeguidoresSeguir
122SeguidoresSeguir

TEMPO

Unaí
nuvens dispersas
23.1 ° C
23.1 °
23.1 °
58 %
0.9kmh
35 %
seg
32 °
ter
34 °
qua
33 °
qui
32 °
sex
25 °
- Advertisment -

MAIS POPULAR