Alda Alves Barbosa, a unaiense internacional

Neste Dia Internacional da Mulher o UnaíNet homenageia a poeta e escritora Alda Alves Barbosa.

0
1340
Alda Alves Barbosa, a unaiense internacional

Neste Dia Internacional da Mulher o UnaíNet homenageia a poeta e escritora Alda Alves Barbosa. Dona de rara sensibilidade poética, com 5 livros editados, transcendeu à literatura e ajudou a edificar uma instituição que honra Unaí em todos os cantos do planeta, a Academia de Letras de Unaí e Região (ALUR). Alda é universal, porque suas obras literárias tem significação que vão além das condições nacionais

Alda Alves Barbosa é natural de Unaí – MG. É filha de Álvaro Rodrigues Barbosa e Ilda Alves Barbosa. Estudou no Grupo Escolar Domingos Pinto Brochado e no Ginásio Nossa Senhora do Carmo. Aos 14 anos foi para Belo Horizonte, onde estudou e tornou-se professora. Residiu na capital mineira por 30 anos e, de volta à sua terra, ela, leitora incansável e apaixonada por sua terra natal, escreve livros, luta pelo cerrado e pela conservação das “doces” águas do Rio Preto. Alda, poeta e escritora, possui 5 livros editados: “Movimento da Dor (poemas ao avesso), Círculo do Sol, Travessias do Tempo, Casulo e Raízes (Um Canto a Unaí)”.

Participou recentemente, como convidada, do livro “Encontros 2016”, a primeira Coletânea da Academia de Letras de Unaí e Região – ALUR.

Fundadora, primeira e atual presidente da Academia de Letras de Unaí e Região – ALUR, também é presidente do CMC (Conselho Municipal de Cultura), é também membro correspondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni – ALTO. Num esforço contínuo, tenta, junto a outras pessoas, fomentar a cultura de Unaí.

Na ALUR, Alda Alves Barbosa pertence à Cadeira de número 13.

A Academia de Letras de Unaí e Região foi fundada em 26 de março de 2015 com a finalidade de congregar, reunir e organizar os escritores nascidos ou residentes em Unaí ou região, além de promover, divulgar e incentivar a literatura local e regional; incentivar o surgimento de novos escritores; realizar intercâmbio com outras organizações literárias, culturais e sociais, nacionais ou estrangeiras; promover a integração literária e cultural na região; incentivar ou auxiliar como for possível o lançamento de livros; promover eventos literários e culturais entre seus membros ou aberto ao público e participar de iniciativas que promovam o desenvolvimento cultural de Unaí e região e políticas públicas da área de cultura.

Entre o belo

Não me procure entre os homens
Procure-me nas águas cantantes
do Rio Preto, no murmúrio dos riachos
No tímido farfalhar das folhas
Nas verdejantes relvas
Entre as flores insinuantes e coloridas
Ou num canteiro de margaridas brancas, doces…

Procure-me onde o amor foi semeado.

Alda Alves Barbosa

 

Diplomação dos escritores membros da Academia de Letras de Unaí e Região (05/12/2015)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui