UNAINET

Vereador Paulo Arara (PSD) é eleito presidente da Câmara Municipal de Unaí

1esquerda para direita: Vereador Rafhatel de Paulo (PL) vice-presidente, Vereador Paulo Arara (PSD) Presidente, Vereador Valdmix Silva (PSDB) 1º Secretário e Vereador Eugênio Ferreira (PMN) 2º Secretário

A Câmara Municipal de Unaí-MG na pessoa de seu presidente Edimilton Andrade (UNIÃO BRASIL), realizou nesta segunda-feira, 18 de dezembro de 2023, sessão de eleição que elegeu o vereador Paulo Arara (PSD) presidente da mesa diretora em 2024.

Eleição da Mesa Diretora

Conforme determina o art. 8º inciso II do Regimento Interno da Câmara Municipal de Unaí: “em reunião a se iniciar imediatamente após o transcurso da primeira reunião ordinária do mês de dezembro da Sessão Legislativa que antecede o mandato, ressalvado o disposto no inciso I deste artigo”

A sessão de eleição para a mesa diretora estava prevista para o dia 04 de dezembro de 2023, porém após a ausência dos vereadores que apoiam a chapa B encabeçada pelo vereador Professor Diego (CIDADANIA) e por falta de quórum a sessão precisou ser adiada. As ausências aconteceram por mais 2 sessões impossibilitando a realização da eleição.

Foi necessário o mandado de segurança número 5009672-29.2023.8.13.0704 que obteve decisão judicial e determinou que o presidente da Câmara Municipal de Unaí, Vereador Edimilton Andrade, designasse e determinasse a votação para a próxima sessão, a ser realizada, informando o dia e hora para a realização da eleição da mesa diretora 2024, dando conhecimento prévio a todos os vereadores, devendo ser realizada de acordo com o regimento interno.

Diante o exposto a sessão foi designada para a data de 18 de dezembro de 2023, e estiveram presentes 08 vereadores dando quórum a sessão e a realização da eleição que resultou em 07 (sete) votos favoráveis ao vereador Paulo Arara (PSD), elegendo-o a presidente da mesa diretora da Câmara Municipal de Unaí em 2024.

Estiveram ausentes os vereadores Andrea Machado (PSD), Cleber Canoa (CIDADANIA), Nair Dayana (PSDB) – suspensa, Petrônio Nego Rocha (AVANTE), Professor Diego (CIDADANIA), Ronei do Novo Horizonte (SOLIDARIEDADE) e Tião do Rodo (PSDB).

Histórico desta eleição

Desde novembro os vereadores de Unaí vêm se organizando e formando as chapas ou candidaturas individuais.

Nesse sentido 02 (duas) chapas foram apresentadas dentro do prazo regimental de 08 (oito) dias antes da data de eleição, uma encabeçada pelo vereador Paulo Arara (PSD) seguido pelos vereadores Rafhael de Paulo (PL), Valdimix Silva (PSDB) e Eugênio Ferreira (PMN) e outra chapa encabeçada pelo vereador Professor Diego (Cidadania) seguido pelos vereadores Ronei do Novo Horizonte (Solidariedade), Cleber Canoa (Cidadania) e Diácono Gê (PSDB).

Por uma questão de apoio político, proximidade e indicação, a chapa do Professor Diego ficou conhecida como sendo a de apoio do atual prefeito José Gomes Branquinho.

A Câmara é composta por 15 vereadores, sendo que no último dia 13 de novembro a vereadora Nayr Dayana (PSDB) fora suspensa de seu mandato pelo Ministério Público e em prazo de 30 (trinta) dias, devido a investigação que está em andamento. Sendo ao final mantida a suspensa por mais 30 dias. A vereadora Nayr Dayana (PSDB) é de base do atual prefeito municipal.

A 4ª Sessão Legislativa da 19ª legislatura do Poder Legislativo de Unaí ficou marcada por mais uma derrota do atual governo do prefeito José Gomes Branquinho. Visto que sua base de apoio na Câmara Municipal lançou a Chapa B e na iminente perca da eleição não compareceram para a sessão de eleição.

A Mesa Diretora para o ano de 2024 ficou composta da seguinte forma:

Em seu pronunciamento o presidente da mesa eleito vereador Paulo Arara agradeceu a todos os seus companheiros, amigos, parabenizando pela luta sendo assim que se faz, que a melhor coisa do mundo é ter caráter, ter honestidade pelo bem comum e seguir um caminho na vida, agradeceu a todos os vereadores em especial aos vereadores Eugênio Ferreira, Rafhael de Paulo, Valdimix Silva, Edimiton Andrade, Dorinha Melgaço e Paulo César Rodrigues, que o apoiaram para a presidência. Disse ainda que irá presidir a Casa do Povo em prol dos quinze vereadores com amizade, transparência e companheirismo fazendo da Câmara Municipal um lugar de respeito firmando compromisso de deixar as portas do gabinete da presidência abertas a todos do legislativo unaiense.

Sair da versão mobile