Em um evento prestigiado por dezenas de prefeitos, vereadores e lideranças políticas nacionais e estaduais, de vários partidos, além de representantes da sociedade civil, o deputado federal Rodrigo Pacheco, pré-candidato ao governo de Minas, filiou-se, nesta segunda-feira (19), ao Democratas. Em seu primeiro discurso na nova legenda, Rodrigo Pacheco reafirmou sua pré-candidatura e recomendou aos políticos que “cumpram suas palavras”. O pré-candidato também pediu aos mineiros que “olhem para frente” se quiserem mudar a situação caótica do estado.
Envolvido em especulações de que poderia ocupar a vaga de vice em outra chapa, Rodrigo Pacheco convocou o partido a levar seu nome a todos os municípios mineiros em uma prova de que o Democratas terá um candidato ao governo de Minas. “O que Minas precisa é de transparência, é de independência. Minas precisa ser diferente, e Minas precisa olhar, meus amigos, para frente. É para frente que nós vamos andar. Nós vamos fazer uma política em que a palavra seja cumprida”, afirmou Rodrigo Pacheco.
O agora pré-candidato pelo Democratas afirmou também que os mineiros precisam deixar de lado os políticos que ainda utilizam velhas práticas “obscuras” na vida pública e no trato com o eleitor. “Onde Minas vai chegar dessa forma como está, confiando em líderes políticos que frustraram as nossas expectativas, que corromperam as nossas esperanças, que jogaram os mineiros na vala? Nós temos esse compromisso de resgatar a esperança e a confiança de todos os mineiros”, disse Rodrigo Pacheco.
Entre os presentes no ato realizado em Belo Horizonte, estavam o deputado federal Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados e pré-candidato à Presidência da República pelo Democratas, o prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto, presidente nacional do Democratas, e o deputado federal Carlos Melles, presidente estadual da legenda. Para o presidente nacional do Democratas, ACM Neto, o deputado Rodrigo Pacheco representa a figura da refundação do partido. “Na figura de Rodrigo Pacheco, posso apontar esse novo Democratas que se apresenta. Digo que Rodrigo Pacheco chega ao Democratas e se torna a prioridade do nosso partido para as eleições estaduais de 2018”, destacou ACM Neto.
Por sua vez, Rodrigo Maia também reafirmou a união do partido e das demais legendas coligadas em torno do nome de Rodrigo Pacheco. “Não será fácil governar Minas Gerais. É por isso que a gente tem muita alegria de poder ter um quadro da sua qualidade no nosso partido. Mas, mais do que isso, um quadro da sua qualidade, sabendo dos problemas que vai enfrentar para governar um dos estados mais importantes desse país”, avaliou, referindo-se a Rodrigo Pacheco.
O deputado federal Carlos Melles, presidente estadual do Democratas, fez questão de ressaltar a importância da chegada de Rodrigo Pacheco ao partido. “A minha missão é dar as boas-vindas. Dizer da nossa alegria de recebermos um dos melhores quadros da política brasileira, dessa nova geração que é Rodrigo Pacheco”, declarou.
Prefeito do PT rende apoio a Pacheco e critica Pimentel
Durante o ato de filiação, um prefeito do partido do atual governador fez duras críticas à gestão petista e, por outro lado, declarou seu apoio a Rodrigo Pacheco. “A única loucura que fiz foi apoiar o senhor Fernando Pimentel para governador do estado de Minas Gerais. Ele faz propaganda do diálogo, mas nunca teve diálogo”, declarou o prefeito Augusto Hart Ferreira, de São Sebastião da Bela Vista. “A mudança se chama Rodrigo Pacheco para governador. E vamos largar a mão de sofrer porque nós estamos sofrendo demais”, disse.