A Prefeitura Municipal de Unaí informou na tarde deste domingo a situação dos serviços municipais diante da escassez de combustíveis:
Na área da Saúde:
Abastecimento de oxigênio – Não há mais oxigênio para fornecimento aos pacientes que fazem uso em casa. Esses pacientes têm sido conduzidos ao Hospital Municipal, onde recebem o oxigênio que é produzido no próprio Hospital. A usina está funcionando no limite. Há risco de não conseguir atender a todos, ou mesmo apresentar algum defeito em razão da sobrecarga.
A empresa responsável pelo fornecimento do oxigênio alega que não enfrenta problema para os caminhões passar pelos bloqueios. É a falta de combustível que está impedindo o deslocamento para buscar o produto.
Auto-clave (equipamento utilizado para esterilizar instrumentos cirúrgicos e similares) – Desde o início da paralisação está em manutenção. Aguarda-se a chegada de uma peça para que o equipamento seja recolocado em funcionamento.
Combustível para as ambulâncias – A Prefeitura estocou mil litros de óleo diesel destinados à UTI Móvel. Ainda há 700 litros em estoque. O estoque de gasolina para as ambulâncias está no fim. Os deslocamentos foram racionados e adiados. Reduzidos aos casos de absoluta urgência/emergência.
Atendimentos médicos no meio rural – os deslocamentos regulares foram suspensos em razão do racionamento do combustível. Só urgências/emergências.
Insumos hospitalares/Medicamentos/Alimentação – os estoques ainda estão dentro da regularidade. Um novo inventário do estoque e avaliação, quanto às medidas a serem adotadas, serão feitos nesta segunda-feira, 28/5.
Na área de Educação
Aulas na rede municipal – As escolas municipais terão aulas normalmente nesta segunda-feira. A informação do Secretário de Educação, Geraldo Magela, por meio da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, é que há combustível e merenda escolar suficientes para as aulas permanecerem dentro da normalidade até quarta-feira, 30/5.
Fornecimento de água potável (SAAE) – A autarquia opera dentro da normalidade. O combustível cautelarmente estocado está sendo usado apenas para atender deslocamentos de urgência/emergência.