A Polícia Militar de Meio Ambiente autuou o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) por emissão de esgoto e mortandade de peixes em Unaí.
Segundo informações divulgadas pela PM nesta segunda-feira (7), uma equipe se deslocou ao Córrego Canabrava após ver, por meio das redes sociais, uma denúncia de poluição e de morte dos peixes no local (leia nota da autarquia no fim da reportagem).
Ainda de acordo com a PM, os policiais constataram que algumas espécies de peixes estavam boiando perto do local do rompimento de um emissário de esgoto. O odor e a coloração da água não apresentavam alterações no momento em que a fiscalização foi feita.
A PM também informou que a equipe do SAAE reconstruiu a rede danificada, sendo que o reparo foi concluído no domingo (6), por volta das 15h, cessando a emissão de esgoto no córrego.
Os policiais comunicaram a situação ao Núcleo de Emergência Ambiental e lavraram auto de infração de R$ 12.522,03 em nome da autarquia.
O que diz o SAAE
Por meio de nota, o SAAE afirmou que o reparo no cano da rede de esgoto que se rompeu na noite de sábado (5) foi concluído no domingo e explicou que o cano “rompeu-se provavelmente, em razão da grande pressão da água da chuva recente, misturada com o esgoto.”
Ainda de acordo com a autarquia, peixes mortos foram recolhidos e encaminhados para exames, objetivando descobrir a causa da morte.