A Escola de Saúde do Exército (EsSEx) divulgou no Diário Oficial da União, desta quinta-feira (12/7), edital de abertura de seu mais novo concurso público. São 122 vagas de nível superior para ingresso nos Cursos de Formação de Oficiais do Serviço de Saúde do Exército (CFO/S SAU). Para concorrer é preciso ter curso superior em medicina, farmácia ou odontologia e idade entre 20 e 36 anos, completados até 31 de dezembro do ano que vem. O soldo dos aprovados é de R$ 8.245,00.
As inscrições poderão ser feitas de 16 de julho a 13 de agosto, pelo site www.essex.eb.mil.br. A taxa custa R$ 130. Do total de chances, 20 são para cotas raciais.
Haverá exame intelectual em 23 de setembro. O concurso conta ainda com inspeção de saúde, exame de aptidão física (corrida de 12 minutos, flexão de braços e abdominal supra), exame psicológico, revisão médica, comprovação dos requisitos para matrícula no curso de formação e curso de formação.
Além de Brasília/DF, o exame intelectual será aplicado no Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP, Campinas/SP, Porto Alegre/RS, Santa Maria/RS, Belo Horizonte/MG, Juiz de Fora/MG, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Salvador/BA, Recife/PE, Belém/PA, Campo Grande/MS, Fortaleza/CE, Manaus/AM, Porto Velho/RO.
- Especialidades para medicina (115 vagas): anestesiologia, cardiologia, cirurgia da cabeça e pescoço, cirurgia cardiovascular, cirurgia geral, cirurgia torácica, cirurgia vascular, clínica médica, endocrinologia e metabologia, gastroenterologia, geriatria, ginecologia e obstetrícia, hematologia e hemoterapia, mastologia, medicina intensiva, medicina legal, neurocirurgia, neurologia, oncologia, oftalmologia, ortopedia/traumatologia, otorrinolaringologia, pediatria, proctologia, psiquiatria, radiologia, sem especialidade, urologia e UIT neonatal;
- Farmácia (3 vagas);
- Especialidades de dentista (4 vagas): dentística restauradora, endodontia, imaginologia dento-maxilo-facial e prótese dentária.
O curso de formação é ministrado durante cerca de nove meses no Rio de Janeiro, com matrícula em 18 de março. A lotação dos aprovados fica a critério da demanda do Exército.