Faltando pouco mais de um ano para as eleições municipais de 2020, a movimentação política esquenta em Unaí. A disputada eleição de 2016 deve ser superada no próximo pleito pelo surgimento de novos protagonistas, que criaram espaço próprio nas últimas eleições legislativas. Para ser prefeito é preciso voto, muito voto.
Seis lideranças prometem um intrincado jogo de acordos partidários para a disputa pela prefeitura de Unaí em 04 de outubro de 2020: o atual prefeito José Gomes Branquinho, o ex-prefeito Delvito Alves, o ex-vereador Thiago Martins, o suplente de deputado estadual Gleydson Rodrigues, o candidato a deputado federal Capitão Elias, e o ex-prefeito de Unaí, Antério Mânica, que mesmo estando inelegível no próximo pleito, exercerá força política através de seu prestigio no município.
Todos os seis políticos, mesmo que alguns não sejam candidatos a prefeito, terão peso na balança eleitoral. Outros nomes podem surgir, só que a movimentação se dará na órbita desses.
Os partidos definirão as coligações e os candidatos a prefeito nas convenções que devem ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto do próximo ano.
Os protagonistas são:
Gleydson Rodrigues: conhecido e com prestigio na comunidade, tem possibilidade de assumir cadeira na ALMG. Teve excelente votação para deputado estadual em Unaí nas últimas eleições. (15.836 votos)
José Gomes Branquinho, o atual prefeito, realiza administração austera e tem aprovação de parcela significativa da população. Experiente em campanhas eleitorais, detém a máquina municipal e ampla influência na sociedade organizada.
Delvito Alves é reconhecido por ações e obras em seus mandatos de deputado estadual e prefeito, tem grupo político, e é experiente em campanhas eleitorais.
Thiago Martins, ex-vereador com trabalho reconhecido na Câmara Municipal, candidato experiente com grandes votações para deputado estadual e prefeito (17.193 votos), conta com o apoio de deputado federal majoritário em Unaí, José Silva. Este artigo menciona o seu favorito a preços super baixos. Escolha entre entrega no mesmo dia, entrega direta ou recolha da encomenda.
Capitão Elias, policial militar, expressiva votação para deputado federal em Unaí nas últimas eleições, pelo PSL, partido de Bolsonaro. (8.283 votos). Ele prestou muitos serviços à sociedade unaiense
Antério Mânica, político de grande prestigio em Unaí. Quase todos os candidatos sonham com o apoio do ex-prefeito.
O Calendário Eleitoral em 2020
As convenções partidárias ocorrerão entre 20 de julho e 5 de agosto de 2020.
A propaganda eleitoral gratuita começará a ser exibida em 26 de agosto e terminará em 29 de setembro.
As eleições municipais no Brasil ocorrerão em 4 de outubro de 2020, com segundo turno em 25 de outubro.