UNAINET

Curva do Rio entrega loteamento e inaugura a praça pública Maria Rita Rocha Miranda

Curva do Rio entrega loteamento e inaugura a praça pública Maria Rita Rocha Miranda

A CDR Construtora e Incorporadora realizou na tarde desta quarta-feira, 19/12, solenidade de inauguração da Praça Maria Rita Rocha Miranda. O evento marcou a conclusão e entrega das obras do loteamento Residencial Curva do Rio. Os sócios proprietários da CDR, Tércio, Eduardo e Leandro Miranda receberam autoridades, convidados e proprietários de unidades do empreendimento. Destaque para as presenças do deputado federal e próximo secretário executivo do Ministério da Agricultura no governo Bolsonaro, Marcos Montes, da deputada federal Raquel Muniz, que tem investimentos em Unaí, do prefeito municipal José Gomes Branquinho e do vereador Paulo César, representando a Câmara Municipal de Unaí.

O nome da praça pública é uma homenagem à mãe dos sócios da CDR Construtora, Eduardo e Leandro Miranda. A praça fica localizado no centro do loteamento Residencial Curva do Rio, implantado pela Construtora CDR, dentro de seu projeto de cidadania na construção civil. Moradores de outros bairros de Unaí já frequentam a praça, que possui parque infantil, academia popular, pista de caminhada, dezenas de bancos de concreto, quadra de futebol de salão, quadra de areia e amplos estacionamentos.

A Solenidade

O pastor Joel Gonçalves, responsável pela Igreja Metodista de Unaí ministrou a oração e usou a palavra, lembrando que a praça nos traz a memória onde as famílias se reúnem e que possamos externar nossa alegria, e pediu para que quando as pessoas venha a praça lembrem da presença de Deus em suas vidas, que esta praça seja um momento de alegria e refrigério para as família.

O deputado federal e próximo secretário executivo do Ministério da Agricultura no governo Bolsonaro, Marcos Montes, fez uso da palavra. Para o deputado, o Brasil, que está vivendo um momento difícil, tem que se espelhar neste empreendimento: “Aqui estamos vendo progresso e investimento, gente que está acreditando nas coisas, e o Brasil precisa acreditar”. Ele destacou os valores da família da homenageada: imagina se Maria Rita estivesse conosco aqui na terra com seu dinamismo.  Ele citou a família Rocha Miranda como um grande exemplo e declarou que leva consigo a lembrança de uma família bem construída e de princípios. “É com estes exemplos, morais e éticos, que vamos recuperar o Brasil”, concluiu Marcos Montes.

A deputada federal Raquel Muniz, que tem investimentos na cidade (Hemodiálise), enalteceu Unaí, uma cidade que acredita no agronegócio, lembrou a disposição empreendedora da família Rocha Miranda da seriedade, dedicação com o empreendimento, sem a utilização de recursos públicos, puro empreendedorismo. Ela disse que esse empreendimento estimula e a incentiva a trazer também para Unaí uma unidade educadora da Funorte. Elogiou Tércio Miranda, sua dedicação a família, e com os frutos que essa família proporcionou.

O prefeito José Gomes Branquinho informou que a prefeitura estava ali pegando carona, ou seja, tudo que estava sendo realizado dentro da cerimônia foi organizado pelo empreendimento, e que os nomes dos administradores estavam na placa de inauguração por questão da legislação. Citou que no início de sua administração teve alguns percalços com loteadores, mas que o resultado estava ali na mesa: “Esse empreendimento é extraordinário, valorizando o que é de vocês e dos proprietários que compraram os lotes, isso é respeito e que sirva de modelo e exemplo”.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Paulo Rodrigues relembrou a força de Tércio, Eduardo e Leandro sobre a persistência na realização do sonho e elogiou a boa vontade da família em proporcionar à comunidade esse exemplo de estrutura, de legalidade, de preocupação com Unaí, que seja modelo para todos.

Os filhos

A praça modelo traz o nome de Maria Rita Rocha Miranda, que faleceu ainda jovem mas deixou bons exemplos como legado aos filhos Leandro e Eduardo. Ao discursar na solenidade de inauguração da praça, Eduardo Miranda agradeceu a presença dos deputados Marcos Montes e Raquel Muniz, do prefeito José Gomes Branquinho, do amigo vereador Paulo Cesar, lembrou de seu avô, Leão Rocha, da avó Alda, do pai, Tércio , do irmão Leandro, dos membros da Igreja Metodista, amigos presentes e a todos que estavam no local, com muita emoção ao lembrar da mãe. Passou a palavra ao irmão, Leandro, que também emocionado, agradeceu ao avô e a avó, que acreditaram, mantiveram a propriedade e permitiram que o sonho fosse possível, aos clientes, parceiros, prefeitura, Sicoob, amigos e clientes que acreditaram no projeto. Falou da gratidão às pessoas que acreditaram no empreendimento. Sobre a mãe Maria Rita, lembrou que perdeu aos 14 anos, mas aprendeu seriedade, sobre o que é ser família, o que é estar junto, o que se quer do futuro. Após foi descerrada a placa inaugural pelas autoridades presentes.

Parque Natural Municipal Álvaro Rodrigues Barbosa

Durante a solenidade, o prefeito municipal José Gomes Branquinho assinou o  Projeto de Lei que denomina uma área do loteamento como Parque Natural Municipal Álvaro Rodrigues Barbosa. Cópia do documento foi entregue a sua filha Alda Alves Barbosa. O parque terá a finalidade de preservação e educação ambiental, e contará também com a sede da ALUR (Academia de Letras de Unaí e Região), criada e presidida por Alda Barbosa. O parque natural será implantado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, através das ações da secretária Cátia Regina de Freitas Rocha, sendo o quarto parque implantado em sua gestão.

Residencial Curva do Rio finalizado

A inauguração da Praça Pública Maria Rita Rocha Miranda é um marco do empreendimento que passa toda a documentação exigida para o poder executivo, ou seja, a entrega do loteamento e autorização para que os proprietários possam construir suas edificações, mas antes devem procurar a prefeitura com os devidos registros dos lotes e projetos para adquirirem as licenças normais de construção previstas em lei.

A unaiense Maria Rita Rocha Miranda

Filha dedicada e mãe de família zelosa e presente, Maria Rita Rocha Miranda nasceu em Unaí, no dia 08 de maio de 1949, filha de Alda Costa Rocha e Leão Rocha. Maria Rita tem cinco irmãos: Leão, Janete, Torres, Luiz Roberto e Luciano. Cursou o 1º e 2º graus na Escola Estadual Domingos Pinto Brochado e Colégio do Carmo, concluindo o curso de Normalista em Belo Horizonte, no Colégio Nossa Senhora da Piedade. Ainda em Belo Horizonte, iniciou o curso de Biblioteconomia na Faculdade Católica. Mudou- -se para Brasília em 1969, e estudou Inglês, Espanhol e Alemão. Ingressou na UnB, concluindo o curso de Biblioteconomia. Casou-se com Tércio Miranda em 1972, e teve dois filhos, Eduardo e Leandro. Foi professora de 2º grau, entre 1969 e 1974 na Escola Nossa Senhora do Rosário. Fez curso de Especialização de Documentos, aperfeiçoando-se na área de Biblioteconomia. Ingressou através de concurso público na Câmara dos Deputados, classificando-se em 2º lugar, entre 3000 inscritos. Maria Rita faleceu em 1993, aos 43 anos de idade

Sair da versão mobile