UNAINET

Comitê de Bacias do Rio Urucuia e IGAM visitam parque Duca Menezes em Unaí

Comitê de Bacias do Rio Urucuia e IGAM visitam parque Duca Menezes

No dia 17/02, a Prefeitura de Unaí  juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente, inaugurou o seu primeiro parque ambiental, na ocasião foram plantadas árvores frutíferas, nativas e a Vereda do Taquaril recebeu mudas de buriti e outras nativas, parceria entre Rotary Clube Internacional,  Instituto Estadual de Florestas – IEF e comunidade local. Estiveram  presentes na ação de revitalização hidroambiental centenas de pessoas com o mesmo objetivo.

A inauguração do parque foi tema de discutição  no Comitê de Bacias do Rio Urucuia na manhã do dia 22/02, onde os conselheiros parabenizaram a administração municipal  pelo zelo com o meio ambiente.  Após a reunião ordinária do comitê, os conselheiros fizeram questão de também contribuírem com a Revitalização do Parque Duca Menezes plantando nas margens da vereda mudas de buriti.

Representante do IGAM – Instituto Mineiro de Gestão das Águas no comitê de Bacia do Rio Urucuia, o Analista Ambiental Robson Rodrigues dos Santos esteve presente  e relatou sobre a importância de preservar os espaços urbanos com as áreas  naturais.

A Secretária do Meio Ambiente Cátia Regina, o Diretor do Meio Ambiente Laércio Caixeta, o presidente do CBH Urucuia José Américo Carniel, Secretária Executiva da AMNOR Ivonete Antunes Ferreira , Presidente do CODEMA Altegno Ornellas, representante das ONG’s ambientalistas, Terezinha Lopes Santana  e  Patrícia,  os engenheiros Júlio Ayala, Geni Souza e Ernani Faria, todos ficaram entusiasmados com a ação de revitalização realizada no coração de Unaí.

O IGAM foi criado em 17 de julho de 1997, sendo vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD). No âmbito federal, a entidade integra o Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama) e o Sistema Nacional de Recursos Hídricos (SNGRH). Na esfera estadual, o IGAM integra o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) e o Sistema Estadual de Recursos Hídricos (SEGRH).

O Instituto é responsável por planejar e promover ações direcionadas à preservação da quantidade e da qualidade das águas de Minas Gerais. O gerenciamento é feito por meio da outorga de direito de uso da água, do monitoramento da qualidade das águas superficiais e subterrâneas do Estado, dos planos de recursos hídricos, bem como da consolidação de Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) e Agências de Bacia. O Instituto tem como diretriz uma administração compartilhada e descentralizada, envolvendo todos os segmentos sociais.

Sair da versão mobile