No dia 21 de março, Colégio Militar de Brasília (CMB) rendeu homenagem mais que merecida aos heróis da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que lutaram durante a Segunda Guerra Mundial em solo italiano. Quase 90 soldados da Companhia de Comando e Serviços do estabelecimento de ensino, coordenados pelo Ten Farias e Ten Leão, estiveram na Associação dos Ex-Combatentes do Brasil – Seção Brasília – onde conheceram o Museu do Expedicionário.
Durante a visita, os militares tiveram contato com os equipamentos usados na época do conflito e tomaram conhecimento sobre a importância do Brasil nesse cenário mundial. O Senhor Vasco, ex-combatente de 94 anos de idade, proferiu uma palestra sobre sua atuação no teatro de operações da Itália durante a guerra. Com suas palavras, o jovem soldado pôde perceber que esses bravos heróis ainda têm muito a ensinar com sua experiência.
A FEB
A Força Expedicionária Brasileira foi concebida em 9 de agosto de 1943 pela Portaria Ministerial Nº 4744, após o Brasil ter declarado guerra ao “Eixo”, em agosto do ano anterior. Foi a força militar enviada pelo Brasil à Europa para integrar as tropas dos países aliados (Estados Unidos, Inglaterra, União Soviética, Resistência Francesa etc.) que lutariam contra as Potências do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) durante a Segunda Guerra Mundial.