CABECEIRAS-GO: Marconi Perillo assina ordem de serviço para pavimentação dos 14 km da GO-591

Governador de Goiás assinou também autorização que libera segunda parcela do convênio de R$ 2 milhões do "Goiás na Frente"

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O governador Marconi Perillo (PSDB) e a sua comitiva do programa Goiás na Frente assinou nesta manhã em Cabeceiras a ordem de serviço que autoriza a pavimentação da rodovia GO-591, que liga os Estados de Goiás e Minas Gerais. A obra, de acordo com Perillo terá investimento no valor de R$ 16 milhões e já foi publicado na edição desta terça-feira (06) no Diário Oficial do Estado de Goiás o edital para tomada de preços que, torna público para que empresas do ramo de pavimentação ingressem com interesse em participar da licitação e concorrer para realizar a obra.

Ainda segundo o governador, a licitação está marcada para acontecer no dia 22 de março às 14h30 em Goiânia. De acordo com o edital publicado nesta manhã, o evento será realizado na sala de reuniões do Núcleo Executivo de Licitações. O modelo é do tipo menor preço e o edital já está disponível no site da Agetop (Agência Goiana de Transportes e Obras Públicas) que pode ser conferido clicando aqui.

Os serviços de elaboração do projeto executivo de engenharia para pavimentação dos 14 quilômetros de estrada de terra no município de Cabeceiras até a fronteira com Unaí em Minas Gerais está orçado em R$ R$ 244.162,20.

Além da assinatura da ordem de serviço, que a população e os governantes do município e até mesmo do vizinho, Unaí, que teve a presença do prefeito da cidade mineira, José Gomes Branquinho (PSDB), popular Branquinho, Perillo assinou a autorização que libera a segunda parcela do convênio de R$ 2 milhões do Goiás na Frente. A parcela é de R$ 400 mil, mesmo valor da primeira parcela já autorizada na quinta-feira (1º) em uma cerimônia no Auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, na capital do Estado.


(Foto: Kassio Breno / Interativa87)

De acordo com prefeito Tuta (PDT), a Comissão Permanente de Licitação (CPL) divulgará essa semana o edital de licitação para que empresas participem do processo e posteriormente seja vencedora para dar início às obras de infraestrutura urbana.

A deputada federal, Flávia Morais (PDT) e o deputado estadual Iso Moreira (PSDB) também compôs a comitiva do Goiás na Frente. O evento foi realizado no espaço do Centro Pastoral da Sagrada Família, localizada na Avenida Vicente de Paula Sousa, ao lado da Igreja Matriz, Santa Rosa de Lima. Marconi Perillo chegou de helicóptero por volta das 08h10 e pousou no campo do Estádio Divinão. De lá, ele foi com a comitiva até o local do evento que estava lotado, sendo recepcionado pela grande maioria dos alunos e servidores da educação do estado. Além de servidores e secretários do governo municipal.

O deputado Iso Moreira deixou quatro cheques reforma no valor de R$ 3 mil cada para os Cabeceirenses contemplados.


(Foto: Kassio Breno / Interativa87)

Assista abaixo o discurso do governador de Goiás.

Após as assinaturas dos benefícios para Cabeceiras, foi servido café da manhã para todos que estiveram no evento. Perillo, que tinha agenda à ser cumprida em Santa Rosa, às 10h, também em Planaltina, Goiânia e Caldazinha, conversou rapidamente com a imprensa e seguiu seu cronograma de viagens.

Ponto de partida para pavimentação da estrada

O jogo de empurra-empurra chegou finalmente ao fim no dia 25 de fevereiro de 2016 em uma reunião da comitiva de Cabeceiras composta por vereadores, representantes da prefeitura e sindicato rural na sede da AGETOP (Agência Goiana de Transportes e Obras Públicas).

O maior entrave durante anos de busca para asfaltar esse pequeno trecho de 14 quilômetros era encontrar o responsável pela manutenção da estrada, que ficava a dúvida, é de quem? Município, Estado ou Federal? Com empenho da câmara municipal, foi descoberta que, a mesma não pertencia ao estado e nem ao governo federal, mesmo ela tendo o entroncamento com a rodovia MG-188 que foi pavimentada pelo governo de Minas Gerais.

A AGETOP órgão do governo estadual e o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) do governo federal desconhecia esse trecho de estrada. Para o DENIT, a explicação que a câmara municipal recebeu era que, na construção de Brasília, com o objetivo de ligar às capitais dos estados com a capital federal por uma rodovia federal foi planejada uma BR que corta o município de Cabeceiras.

A rodovia se chama BR-479, que até hoje existe no Google Maps e no sistema do DNIT. Porém, o projeto dessa rodovia não deu seguimento e acabou ficando no esquecimento, sem previsão de pavimentá-la. No entanto a referida rodovia tem um trajeto de pouco mais de 1 quilômetro dentro da estrada que, agora se chama GO-591 (veja na imagem abaixo) e corta o centro da cidade até o entroncamento da GO-346.

Diante desse cenário a AGETOP entendia que a rodovia não era de responsabilidade do estado, empurrando para o governo federal. Empenhado em descobrir os verdadeiros donos da estrada, o vereador na época, Manoel Teixeira (PV) fez levantamentos e descobriu que a rodovia era municipal.

Em 2015 foi aprovado na câmara o projeto que autorizava a doação da estrada para o governo estadual, conforme orientação da AGETOP. O projeto foi encaminhado ao prefeito Nadir de Paiva (PP) que assinou doando para o estado que, ganhou o nome de rodovia GO-591. Primeiro, ela teve que ser aprovada na Câmara dos Deputados em Goiânia, o que veio a acontecer.

Agora, a parte burocrática foi resolvida e a rodovia GO-591 foi definitivamente incluída na Malha Rodoviária Estadual.

Protesto dos produtores rurais em 2016

Um grupo de produtores rurais fizeram protesto na GO-591 no dia 25 de julho de 2016. Os produtores bloquearam a rodovia com trator e carros no km-08 deixando livre apenas a passagem de ambulâncias. O protesto teve início às 07h00 e finalizou às 12h00 conforme ofício encaminhado para Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMRV) que acompanhou o evento como forma de prevenção, más não foi necessário intervir, o protesto ocorreu pacífico sem grandes problemas. Apenas alguns passageiros de um ônibus de turismo que reclamaram, no entanto o clima foi tranquilo e a estrada liberada em seguida.Os produtores cobravam a manutenção da estrada que estava em péssimas condições para o tráfego e também pedir agilidade do governo do estado para pavimentar a rodovia.

A estrada é de grande fluxo de veículos, principalmente de caminhões para escoar a produção dos agricultores. É também a principal via de acesso para cidade mineira Unaí. A estrada é também utilizada por transporte de passageiros que trafegam pelo local diariamente(relembre).

O protesto foi organizado pela Associação de Desenvolvimento Comunitário do P.A Lagoa das Pedras (ADESCAL), que contou com a participação de produtores rurais e comerciantes.

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