A chilena Cenconsud-Bretas encerrou suas atividades em Paracatu, da mesma forma que havia fechado a loja em Unaí há alguns meses atrás.
Em Unaí a rede não conseguiu cativar a clientela, sempre apostando em impor produtos de determinadas marcas, em detrimento de preferências populares. Em Paracatu desde 2010, não conseguiu superar a abertura do Mart Minas (atacado e varejo).
O fechamento de algumas lojas faz parte de uma estratégia do grupo chileno, Cencosud, no Brasil há 10 anos, que reúne as redes de supermercados Bretas, as lojas G. Barbosa, a rede atacadista Mercantil Rodrigues e a fluminense Prezunic, transforma a rede de supermercados em atacarejo, elimina as vendas de eletrônicos na rede Bretas e fecha inúmeros pontos de venda deficitários.
Em 2016, obteve lucro de R$ 35 milhões ante o prejuízo de R$ 554,6 milhões em 2015. No País, desde sua entrada investiu entre R$ 4 bilhões a R$ 5 bilhões em 2016 suas vendas de R$ 7,7 bilhões representou queda de 24% ante as obtidas em 2015, na ordem de R$ 9,4 bilhões. (Valor/15-03-2017).
Fotos: Paracatumemoria – Internet