O Ministério da Segurança Pública publicou no Diário Oficial da União, desta sexta-feira (20/4), que a Polícia Federal (PF) está autorizada a realizar um novo concurso público. Na portaria 8.380, é informado que serão abertas 500 vagas para nível superior para os cargos de delegado de polícia federal (150), perito criminal federal (60), escrivão de polícia federal (80), papiloscopista policial federal (30) e agente de polícia federal (180). De acordo com a PF, o processo de contratação da organizadora do concurso público já está em andamento. O edital deve ser aberto em até seis meses, a contar da data de publicação da autorização.
Ainda de acordo com a portaria, a Diretoria de Gestão de Pessoal da PF informou que o número de vagas abertas nos cargos policiais do órgão excede a 5%; o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão também informou a existência de disponibilidade orçamentária para despesas com o provimento de 500 cargos, a fim de viabilizar a realização de concurso público da Polícia Federal.
Segundo a PF, esta é a primeira vez que o concurso para o órgão é autorizado pelo diretor-geral da Polícia Federal. Esta alteração está prevista no Decreto 6944/2009 que estabelece, entre outros, a prerrogativa do Diretor-Geral da PF para autorizar a realização de concursos público e decidir sobre o provimento de cargos, bem como expedir os atos complementares necessários para este fim.