Dando continuidade ao Dia Mundial da Água o SAAE – Serviço Municipal de Saneamento Básico de Unaí prestou uma grande reverência ao nosso patrimônio maior, aos mananciais e ao nosso Rio Preto.
O texto abaixo foi extraído do evento realizado pelo SAAE nesta quinta-feira (22) em comemoração ao Dia Mundial da Água.
O dia 22 de março
Comemorado pela primeira vez em 1993, o dia 22 de Março é um dia que se destina a chamar a atenção das pessoas sobre a importância da água doce, um recurso em crescente escassez no planeta terra.
O SAAE, entidade municipal de Unaí, responsável pelo abastecimento da população com água tratada, coleta e tratamento do esgoto se junta às demais instituições municipais, estaduais e federais para comemorar este importante dia. O Brasil, País que detém cerca de 12% da água doce do planeta, celebra o Dia Mundial da Água, com o desafio de pensar a gestão dos recursos hídricos em seus mais diversos usos, garantindo o acesso à água e promovendo seu uso sustentável para as atuais e futuras gerações.
A ONU definiu para o ano de 2018 o tema o uso de soluções baseadas no meio ambiente para resolver problemas hídricos. Essas estratégias focam na gestão de vegetações, solos, mangues, pântanos, rios e lagos, que podem ser utilizados por suas capacidades naturais para o armazenamento e limpeza da água. Com a campanha “A resposta está na natureza”, as Nações Unidas abordarão como estratégias de preservação e restauração ambiental podem proteger o ciclo da água e melhorar a qualidade de vida da população.
Unaí é um município privilegiado. Temos em nossa cidade, um manancial farto, despoluído e de fácil acesso para captação de água: o Rio Preto. É um rio imprescindível para o desenvolvimento socioeconômico, ambiental e cultural de Unaí. É a água do Rio Preto que mata nossa sede, a sede dos nossos filhos, a sede dos nossos animais, e nos permite ser o “celeiro do país”, município de destaque nacional na produção de grãos. Temos, portanto, a obrigação de proteger suas águas e preservá-lo para as futuras gerações.
E é do rio Preto que o SAAE capta a água que chega até a casa de todos os cidadãos unaienses. É só abrir a torneira e ela está lá: água cristalina, própria para consumo. Mas o trabalho do SAAE vai muito além de tratar a água. É também cuidar do meio ambiente como um todo. Investimentos contínuos em obras de ampliação e melhorias das redes e ramais de água, esgotos e drenagem pluvial, tratamento de esgoto, proteção de mananciais e educação ambiental demonstram o compromisso em fazer de Unaí uma cidade cada vez melhor. Fornecer uma das melhores águas tratadas do país é apenas consequência desse compromisso.
Dados do Instituto Trata Brasil, nos mostram que Unaí é uma cidade bem à frente do seu tempo. Enquanto o Brasil apresenta um índice de coleta de esgoto de 50,3% e de tratamento 42,67% e a região Sudeste apresenta 77,23% de coleta e 47,39% de tratamento do esgoto, Unaí apresenta uma realidade bem diferente de boa parte das cidades brasileiras. Conseguimos atingir o índice de 100% dos imóveis abastecidos com água tratada, atendendo ao princípio da universalidade. As obras de duplicação da ETA garantirão o abastecimento de Unaí pelos próximos 20 anos. Coletamos 90,7% do esgoto e tratamos 100% deste esgoto coletado. Estamos encaminhando também para a universalidade na coleta e tratamento de esgoto. Informação obtida também no site do Instituto Trata Brasil, das 100 maiores cidades brasileiras, apenas 10 delas tratam acima de 80% de seus esgotos, o que faz de Unaí uma cidade com excelentes índices de saneamento básico.
E é altamente relevante mencionar ainda o importante papel de preservação do meio ambiente que o SAAE desempenha ao tratar 100% do esgoto coletado. O SAAE é uma autarquia de extrema importância na preservação ambiental, pois promove a preservação dos recursos hídricos através do tratamento da água e do esgoto, o que muito contribui para a salubridade ambiental e a qualidade de vida da população.