UnaíNet inicia publicação dos gráficos COVID-19 em Unaí

0
1042

Para melhor compreender a evolução do COVID-19 em Unaí-MG, o UnaíNet passará a publicar os gráficos. Os dados utilizados são os fornecidos pela Prefeitura Municipal de Unaí, através do Comitê Gestor de Contingenciamento em Saúde.

Iniciamos pelo gráfico de número de casos positivos diários. A análise dos gráficos permite uma melhor compreensão da situação epidêmica, apesar da ausência de outros dados epidemiológicos significativos.

Gráfico 1: Casos positivos/dia em Unaí-MG *

Inicialmente destacamos três(3) picos significativos no gráfico de casos positivos diários:

  • Dia 29 de maio: surto nos alojamentos dos trabalhadores rurais (140 casos)
  • Dia 29 de junho: início das testagens no Parque de Exposições (28 casos)
  • Dia 20 de julho: surto no abrigo de idosos (79 casos)

Detalhe

Após a implantação das testagens no parque e tratamento precoce o gráfico aponta o surgimento de um plato estabilizado, que foi rompido 21 dias depois, pelo surto no abrigo de idosos. A implantação do tratamento precoce e a testagem após 29 de junho evitou o crescimento exponencial da curva dos positivos durante 15 dias, até o surto do abrigo.

Conforme informações, os testes positivos na central do Parque de Exposições tem caído, sendo que a maioria dos resultados positivos vem de laboratórios particulares. Ainda é possível o surgimento de novos casos decorrentes do novo surto.

A partir da visualização gráfica, somado a mais informações pode-se melhor compreender o desenrolar da epidemia em Unaí. No caso de algum erro em nossos gráficos, favor comunicar pelos whatsapps (38) 99961.9005 (Vinícius Campos) e (38) 99954.1639 (José Augusto Nieto).

O UnaíNet espera que mais instituições em Unaí se somem aos esforços de levar as melhores informações possíveis para a população. Informações de qualidade é uma grande arma no combate ao COVID19.

Uma batalha coletiva

Não é um cenário alarmante, mas também não é momento de relaxar, especialmente com a presença do inverno. A doença está circulando. Segue valendo a necessidade da população manter as medidas de prevenção e profilaxia, como distanciamento social, máscaras, higienização das mãos, evitar aglomerações, confraternizações, festas, reuniões. Novos surtos não estão descartados, especialmente porque é uma somatória do comportamento de cada cidadão. Se mais pessoas mantiverem as medidas preventivas, menos chance de proliferação.

Tratamento precoce

Se estiver com sintomas compatíveis com a COVID-19, tais como febre, tosse, dor de garganta e/ou coriza, com ou sem falta de ar, evite contato físico com outras pessoas, incluindo os familiares, principalmente, idosos e doentes crônicos, procure imediatamente ajuda médica.

……………………………………….

*No dia 16 de julho houve uma pane no sistema, e a maioria dos casos confirmados daquele dia foi computada no dia seguinte.

* Nas sextas-feiras e sábados não são gerados dados pelo Comitê Gestor de Contingenciamento em Saúde de Unaí, e os números relativos a estes dias são acumulados nos boletins das segundas-feiras. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui