Unaí: Óbito suspeito por coronavírus em investigação

0
466

UNAÍ/COVID-19: ATUALIZAÇÃO DESTA SEGUNDA-FEIRA, 22/6.

ÓBITO EM INVESTIGAÇÃO

Trata-se de uma senhora de 75 anos de idade, que deu entrada no Hospital Municipal, na semana passada, com problemas respiratórios.

Apesar dos esforços da equipe médica, que conseguiu, inclusive, a remoção da paciente para a UTI em Patos de Minas, o quadro – infelizmente – evoluiu para óbito.

O óbito foi constatado às 23h15min de sexta-feira, 19/6/2020.

O óbito consta como em investigação, porque ocorreu em um Hospital do Estado, que ainda não o notificou no sistema como decorrente de Covid-19.

A caracterização desse óbito como decorrente de Covid-19, ou não, cabe ao Estado, e a comunicação será feita à Secretaria da Saúde, por meio da GRS, Gerência Regional de Saúde.

ALA COVID DO HOSPITAL MUNICIPAL

Hoje, segunda-feira, 22/6/2020, a ala Covid do Hospital Municipal de Unaí, está com 7 dos seus 10 leitos ocupados.

De forma geral, os atuais ocupantes da ala Covid estão estáveis, todos em oxigenoterapia. Nenhum deles intubado.

Um dos 7 pacientes conclui amanhã o ciclo de tratamento protocolar de Cloroquina, Tamiflu e Azitromicina. A previsão de alta é para amanhã.

MAIS LEITOS

O Hospital Municipal de Unaí fez remanejamentos internos e conseguiu liberar mais 10 leitos para pacientes com Covid-19, no entanto são leitos comuns.

CIRURGIAS ELETIVAS ADIADAS

Para ampliar o espaço físico necessário para tratamento de pacientes com Covid-19, as cirurgias eletivas que estavam agendadas para o Hospital Municipal, a partir dessa segunda-feira, 22/6/2020, foram adiadas para datas a serem confirmadas.

CENTRO DE ATENDIMENTO PARA ENFRENTAMENTO AO COVID-19

A Secretaria da Saúde trabalha pela instalação desse centro em Unaí.

Há uma sinalização do Sindicato Rural de Unaí, por meio do seu presidente Dr. Ricardo Almeida, da cessão gratuita de dependências no Parque de Exposições para a instalação do Centro de Atendimento.

A instalação desse centro encontra base legal na Portaria 1445, de 29 de maio de 2020, do Ministério da Saúde.

A Secretaria da Saúde vem trabalhando nos procedimentos burocráticos para que Unaí possa ter o seu centro nos próximos dias.

Dois médicos, dois enfermeiros e três técnicos em enfermagem vão integrar o centro, que vai funcionar 8 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados.

Nesse centro os pacientes com suspeita de Covid-19, ou confirmados, receberão consultas médicas, farão exames, quando houver indicação e serão encaminhados para tratamento.

TRATAMENTO PRECOCE

Além do uso de máscara, distanciamento social, e regular higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel, é necessário que os unaienses estejam atentos aos sintomas gripais, que também são característicos de Covid-19, ao sinal do primeiro sintoma, deve ser feito contato com a tele orientação 3677-4988.

Na presença desses sintomas é necessário isolamento domiciliar e acompanhamento médico para evitar evolução do quadro para uma situação que demande leito hospitalar.

O aumento de casos positivos para Covid-19 registrados na cidade nos últimos dias, coincide com a queda da temperatura, e insistência de muitas pessoas na realização de eventos sociais privados, as festas que facilitam a proliferam do vírus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui