A Secretaria de Gestão de Planejamento do estado de Goiás publicou no Diário Oficial local, desta terça-feira (15/5), o edital de abertura do novo concurso público para delegado de polícia substituto da Polícia Civil. São 100 vagas, sendo cinco reservadas a pessoas com deficiência. As inscrições terão inicio em 12 de junho e vão até 11 de julho.
A remuneração para o cargo é de R$ 19.242,52, com jornada de trabalho de 40 horas semanais. O Núcleo de Seleção da Universidade Estadual de Goiás (UEG) é a instituição responsável pelo planejamento e execução deste concurso.
Para tomar posse no cargo, o candidato deve ter graduação em direito e passar por nove etapas de avaliação, são elas:
- avaliação feita por equipe multiprofissional, de caráter eliminatório (exclusivo aos candidatos com deficiência);
- prova objetiva, de caráter eliminatório;
- provas discursivas, de caráter eliminatório e classificatório;
- avaliação de aptidão física, de caráter eliminatório;
- avaliação médica, de caráter eliminatório;
- exame psicotécnico, de caráter eliminatório;
- avaliação da vida pregressa e investigação social, de caráter eliminatório;
- curso de formação profissional, de caráter eliminatório e classificatório;
- avaliação de títulos, de caráter classificatório.
Todas as etapas serão realizadas em Goiânia/GO e/ou Aparecida de Goiânia/GO. A prova objetiva está marcada para a data provável de 12 de agosto e terá 100 questões sobre as disciplinas de direito penal (15), direito processual penal (15), legislação penal e processual penal extravagante (15), direito constitucional (15), criminologia (5), direito administrativo (5), direito civil e empresarial (5), direito eleitoral (5), medicina legal (5), direito tributário (5), direito ambiental (5), e legislação estadual e realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica de Goiás e do Brasil (5).
Já a prova discursiva terá 20 questões sobre direito penal e direito processual penal (7), legislação penal e processual penal extravagante-revisada (7), e direito constitucional (6).
O curso de formação profissional terá 477 horas/aula e será feito em período integral, podendo estender-se aos sábados, domingos, feriados e horários noturnos. Durante o curso o candidato receberá uma bolsa de estudo mensal, em valor correspondente ao menor vencimento pago pelo Poder Executivo.
Após a posse, os novos funcionários serão lotados em delegacia de polícia do interior do Estado até a conclusão do estágio probatório.
Inscrições
As inscrições terão inicio em 12 de junho e vão até 11 de julho através do site www.nucleodeselecao.ueg.br. A taxa custa R$ 200. Acesse o edital aqui, a partir da 8° página.