Noroeste Mineiro: uma região com grande potencialidade na geração de energia solar

Nossa região noroeste tem um potencial enorme quando se fala em geração de energia elétrica utilizando como matriz a energia solar. Esse potencial traz novas possibilidades e oportunidade aos moradores, empreendedores e produtores do noroeste mineiro. Leia o artigo de Mateus Barbosa.

0
387

por Mateus Barbosa*

Mateus Barbosa
Mateus Barbosa

Gostaria de parabenizar os técnicos da Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG- pela excelente reportagem publicada no Estado de Minas, que mostra com clareza o potencial solar em seis microrregiões do estado, trazendo informação de qualidade, tendo como ponto principal o enorme potencial energético brasileiro, especialmente em nossa região, proporcionando as pessoas que vivem em nossa região, o acesso a novas oportunidades que irão atender suas necessidades.

A geração de energia solar ocorre graças ao efeito fotovoltaico que é a absorção de energia atravésdas células fotovoltaicas, os chamados painéissolares. essa absorção gera uma movimentação dos elétrons o que produz uma diferença de potencial convertendo a energia solar em energia elétrica e assim podendo ser utilizada pelo proprietário do sistema de acordo com sua necessidade.

Corroborando o que foi expresso na matéria, a nossa região noroeste tem um potencial enorme quando se fala em geração de energia elétrica utilizando como matriz a energia solar. Esse potencial traz novas possibilidades e oportunidade aos moradores, empreendedores e produtores do noroeste mineiro.

O uso da energia solar tem crescido exponencialmente em Minas Gerais, por ser uma energia eficiente e sustentável. Empreendedores e produtores rurais enxergam a geração distribuída com uma solução para as constantes secas e criseshídricas, vivenciadas recentemente no Brasil.

É importante ressaltar que o sistema de geração distribuída pode ser utilizado em diversos locais como: residências, comércios, indústrias e propriedades rurais, produzindo energia para qualquer equipamento elétrico independente de sua potência elétrica.

Ao falar em geração distribuída, o proprietário do sistema produz sua própria energia, o que possibilita uma economia financeira a este empreendedor.

A produção de energia a partir da energia solar é a energia do presente, e nossa região noroeste tem um potencial incrível, que será explorado a partir deste momento, agradeço ao UnaíNet pela oportunidade de contribuir  na discussão de um tema tão importante, me coloco a disposição para sanar quaisquer dúvidas que possam surgir, e parabenizo a todos os envolvidos nessa excepcional publicação.

………………………………….

* Matheus de Paula Barbosa – Engenheiro Eletricista –Blue Energy

Email: matheus.blueenergy@gmail.com

Celular: (38) 9 9823-1006

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui