UNAINET

Concluída a 1ª Etapa de modernização da Estação de Tratamento de Água do Saae Unaí

O SAAE Unaí, Serviço Municipal de Saneamento Básico, está concluindo a primeira etapa da obra de duplicação e modernização da E.T.A. que vai levar a população a de Unaí água tratada de qualidade e agora em maior quantidade.

“Unaí cresceu vertiginosamente, esta estação já não atende mais, ela tem uma capacidade de 145 litros por segundo e está tratando mais de 200 litros por segundo, então nós desenvolvemos um estudo, buscamos o conhecimento técnico do professor Marcos Viana PHD da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, que elaborou os projetos e a concepção de uma nova estação de tratamento de água mais moderna. Nós estamos duplicando a capacidade do tratamento que hoje está em operação” afirma Geraldo Antônio Oliveira diretor-presidente do Saae Unaí.

A concretagem da nova Estação de Tratamento de Água está em fase de conclusão. O novo sistema localizado na rodovia Frei Jorge e a 3 km da cidade será mais moderno e mais eficiente, pois será totalmente automatizado.

Marcelo Salomão, Gerente técnico responsável pela obra destaca que este é um projeto desenvolvido para atender a comunidade até o ano 2050. Esta primeira etapa tem previsão para começar a operar a partir de outubro do 2020, quando a estação receberá mais água com o novo sistema de captação do Rio Preto. A obra de modernização do tratamento de água foi orçada em 11 milhões de reais e mais 5 milhões em investimentos para aumentar a captação de água bruta no leito do Rio Preto.

Assim a expectativa é que o aumento do volume de água tratada em maio de 2021 passará dos atuais 145 para 360 l/seg., o que proporcionará o abastecimento seguro da nossa cidade até o ano de 2050. De acordo com o projeto de modernização e duplicação, o abastecimento poderá atender uma cidade de até 180 mil habitantes, ou seja, mais que o dobro da população atual de Unaí.

Com recursos próprios da receita do SAAE que somam aproximadamente 16 milhões de reais, a nova estrutura operará com equipamentos modernos e de última geração que substituirão os antigos equipamentos usados na estrutura atual que operam desde a sua inauguração em 1986.

Geraldo Oliveira também informou que “esta primeira etapa, que é a construção dos novos decantadores, filtros e floculadores, estará concluída ainda no mês de outubro de 2020, a partir de então o abastecimento será feito com esta nova estrutura e então passaremos a reformar e a modernizar a estrutura atual. As duas passarão a atuar juntas a partir de maio de 2021 quando levaremos água tratada do Rio Preto para todos os bairros de Unaí”.

Sair da versão mobile