UNAINET

Campanha de entrega animais silvestres é sucesso e continua em Unaí

Campanha de entrega animais silvestres é sucesso e continua em Unaí

A Polícia Militar de Meio Ambiente, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Município de Unaí promoveram no período de 09 a 12 de abril, campanha de entrega voluntária de animais silvestres mantidos irregularmente em cativeiro.

A campanha visou promover a educação ambiental no município, bem como alertar as pessoas das consequências penais e administrativas que podem sofrer em razão dessa conduta ilegal.

A população de Unaí abraçou a campanha e entregou voluntariamente na sede da 16ª Cia PM Independente de Meio Ambiente e Trânsito diversos animais silvestres, sendo:

62 papagaios;
02 araras Canindé;
09 periquitos do Reino;
03 Pássaros Preto;
01 sofreu; e
01 cágado.

Esses animais foram encaminhados nesta data (13abr18) para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), de Brasília/DF, onde receberão os devidos cuidados.

Devido ao sucesso da campanha, os órgãos envolvidos decidiram prolonga-la até o dia 26 de abril do corrente ano, e ainda amplia-la a todos os municípios que compõem a 16ª Região da Polícia Militar, num total de 17 municípios.

Em Unaí os animais podem ser entregues na Polícia Militar de Meio Ambiente à Rua Anacleto Ferreira, 87, Bairro de Lourdes, ao lado do viaduto. Os demais pontos de recebimentos desses animais são as frações da Polícia Militar de Meio Ambiente das cidades de Arinos, Buritis, Bonfinópolis de Minas, Brasilândia de Minas, Paracatu, João Pinheiro e Vazante.

Polícia Militar de Meio Ambiente lembra que as pessoas que fizerem a entrega voluntária dos animais que mantém irregularmente em cativeiro até a data final da campanha, 26 de abril de 2018, não sofrerão as penalidades da multa administrativa, que é de R$17.232,20 por animal, considerando aqueles ameaçados de extinção, por exemplo: papagaio, arara e periquito.

Após a data final da campanha da entrega voluntária, a Polícia Militar de Meio Ambiente desenvolverá fiscalizações com o propósito de localizar os animais que ainda continuam sendo mantidos irregularmente em cativeiro, e uma vez constatada a irregularidade, tomará todas a medidas em que o caso concreto se amoldar, de acordo com a legislação em vigor.

A Polícia Militar conta com a participação da comunidade para que  tenhamos um ambiente ecologicamente equilibrado e consequentemente melhor de se viver.

Sair da versão mobile