UNAINET

Anglo American registra segundo vazamento em mineroduto em 17 dias em Santo Antônio do Grama

Anglo American registra segundo vazamento em mineroduto em 17 dias em Santo Antônio do Grama

Um novo vazamento no mineroduto da empresa Anglo American foi registrado nesta quinta-feira (29), 17 dias depois do primeiro. Segundo nota publicada pela empresa, o vazamento foi por volta das 18h55, perto da estação de Bombas 2, em Santo Antônio do Grama, na região da Zona da Mata. O problema foi na mesma bomba do primeiro acidente, porém, em um ponto diferente.

O vazamento de polpa de minério de ferro durou aproximadamente cinco minutos e foi estancado. Ainda não se sabe se parte da polpa atingiu o rio Santo Antônio, mas o abastecimento não vai ser interrompido como da primeira vez, segundo a assessoria de comunicação, porque a captação foi transferida para o Ribeirão Salgado, logo após o primeiro incidente.

Ainda conforme a assessoria, as operações da empresa estão paralisadas e as autoridades e órgãos competentes já foram avisados.

O primeiro acidente

O primeiro acidente ocorreu no dia 12 de março. Após o rompimento, 300 toneladas de polpa de minério vazaram e atingiram 7 km do rio Santo Antônio do Gama. A captação de água foi interrompida pela Copasa e a população teve que contar com o auxílio de caminhão pipa.

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou inquérito para apurar o rompimento. O rompimento motivou ainda ação ajuizada pelo Ministério Público de Minas Gerais e o pedido do bloqueio imediato de R$10 milhões da mineradora, com o objetivo de garantir a reparação e indenização por danos sociais e ambientais.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) também avaliam os impactos.

Segundo a mineradora, o material não possui substâncias químicas ou tóxicas, sendo classificado como resíduo não perigoso.

Leia a nota na íntegra:

“A Anglo American informa que, por volta das 18h55 de hoje, foi identificado outro vazamento no mineroduto, próximo à estação de Bombas 2, em Santo Antônio do Grama (MG). O vazamento de polpa de minério de ferro, material não perigoso, durou aproximadamente cinco minutos e já foi estancado. Não houve feridos. As operações da empresa estão paralisadas. O abastecimento de água em Santo Antônio do Grama não foi impactado, uma vez que agora a captação é feita pelo rio Salgado. As autoridades e órgãos competentes foram avisados imediatamente após identificado o vazamento. A empresa está mobilizando todos os esforços para ação imediata de resposta ao incidente e, tão logo tenha mais informações, divulgará à sociedade”.

Sair da versão mobile