“Dia de Cooperar” é realizado em Unaí e envolve toda a sociedade

0
4

4 entidades promovem com muito sucesso o "Dia de Cooperar" em Unaí

Unaí, 01 de julho de 2017. Foi realizado no Parque de Exposições Dr. Joaquim Brochado em Unaí o “Dia de Cooperar" (DIA C), criado pelo sistema Ocemg.

Entidades e comunidade se mobilizaram em benefício às ações do Dia Internacional do Cooperativismo. A iniciativa, organizada pelas Cooperativa Agropecuária de Unaí – CAPUL, Cooperativa Agrícola de Unaí – COAGRIL, Sicoob Noroeste de Minas e Sicoob Credigerais foi marcada pela integração, um delicioso almoço servido por colaboradores das entidades organizadoras que contagiaram a todos com alegria.

Toda a renda do evento será destinada à Mão Amiga e ao Abrigo Frei Anselmo, as cooperativas junto as agências do Sicoob custearam todo o evento e as arrecadações foram transformadas em doações para estas duas entidades que precisam muito da ajuda da sociedade local.

As 4 entidades já programam uma ação para que no Dia de Cooperar em 2018 uma grande doação seja fita em prol da ANMECC – Associação Noroeste Mineiro de Estudos e Combate ao Câncer destinada a construção do Hospital de Prevenção do Câncer em Unaí-MG.

Dia de Cooperar
O Dia de Cooperar (Dia C) foi criado em 2009 pelo Sistema Ocemg e conta com o apoio e participação das cooperativas mineiras. Tem o objetivo de promover e estimular a integração das ações voluntárias num grande movimento da solidariedade cooperativista. É um dia reservado para fazer o bem ao próximo por meio de ações sociais diversificadas e simultâneas em todo o Estado. 

No grande dia, cooperados, colaboradores, familiares, parceiros, clientes e fornecedores ajudam a transformar para melhor a vida de muitas pessoas.

As próprias cooperativas definem a ação a ser realizada e, a partir daí, mostram o potencial cooperativo no âmbito da Responsabilidade Social. As atividades variam de campanhas de doação de sangue, arrecadação de alimentos, livros, roupas e materiais de limpeza, até prestação de serviços à comunidade, reforma e assistência a entidades filantrópicas.

Números
Em 2016, o Dia C reuniu 248 cooperativas, de 256 municípios, contemplando cerca de 34 mil voluntários que beneficiaram mais de 366 mil pessoas, confirmando uma verdadeira rede de solidariedade.  

Sistema Ocemg
O Sistema Ocemg é formado pela junção de duas importantes instituições: o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), órgão de representação política, sindical-patronal e de defesa do cooperativismo no Estado; e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop-MG), responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social das diversas cooperativas de Minas. A Ocemg ainda integra a Federação dos Sindicatos das Cooperativas dos Estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina (Fecoop-Sulene).

Pronto para atuar em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, o Sistema proporciona orientação e apoio para a gestão eficiente do setor, oferecendo cursos, treinamentos, palestras e seminários que integram e fortalecem as sociedades cooperativas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here